Reuters/Vincent Kessler

Em 2013

Gaspard Ulliel será Yves Saint Laurent no grande ecrã

É comum dizer-se que a vida de alguém dava um filme. Ainda assim, alguns seriam com certeza um sucesso de bilheteira enquanto outros se resumiriam a um flop. No caso de Yves Saint Laurent, a vida dele dá muitos filmes. Em 2013, dois realizadores franceses filmam a sua versão da vida do criador que democratizou a moda.

Ainda sem nome ou data de lançamento, o biopic dirigido pelo realizador francês Bertrand Bonello já tem protagonista. O actor (e modelo) Gaspard Ulliel foi o escolhido para encarnar o papel do mítico designer num filme que retrata a sua vida no período entre 1962, ano em que lançou a sua marca homónima, e 1976.

Mais conhecido por ser a cara do perfume masculino Bleu de Chanel – cuja campanha televisiva foi filmada por Martin Scorcese - o actor de 27 anos teve em Hannibal Rising (2007), onde interpreta um jovem Hannibal Lecter, o seu papel mais conhecido. Anunciado durante o festival de Cannes, o filme tem início de produção previsto para a Primavera de 2013.

Ao contrário de Bonello, que pretende filmar o período mais marcante da vida profissional de Yves Saint Laurent, o olhar do realizador Jalil Lespert recai sobre a relação de mais de 50 anos que o criador de moda manteve com Pierre Bergé. Os dois conheceram-se em 1950, quando Saint Laurent ainda trabalhava na maison Dior, e, quatro anos mais tarde, lançaram a marca Yves Saint Laurent, tendo permanecido juntos até à morte do criador de moda, em 2008.

Sobre o filme de Jalil Lespert só se sabe que conta com o apoio de Pierre Bergé. “Já me fizeram muitas propostas para fazer um filme sobre o Yves e eu, mas até agora nunca me tinham convencido. Lespert Jalil veio ter comigo e a sua sensibilidade, a sua visão criativa e o seu entusiasmo fizeram-me perceber que tinha diante de mim o realizador que podia contar esta história”, afirmou o presidente da Fundação Pierre Bergé ao site lefilmfrançais.com.