• Diane Von Fürstenberg é a mais poderosa das mulheres da moda, conseguindo o 33.º lugar
    Diane Von Fürstenberg é a mais poderosa das mulheres da moda, conseguindo o 33.º lugar Mario Anzuoni/Reuters
  • Diane Von Fürstenberg
    Diane Von Fürstenberg Jim Urquhart/Reuters
  • O cargo de CEO da Burberry deve ter ajudado Angela Ahrendts a conseguir a 45.ª posição
    O cargo de CEO da Burberry deve ter ajudado Angela Ahrendts a conseguir a 45.ª posição Alexander Natruskin/Reuters
  • Angela Ahrendts
    Angela Ahrendts Luke MacGregor/Reuters
  • A mulher que mais influência exerce no mundo da moda, Anna Wintour, ficou a meio da tabela no 51.º
    A mulher que mais influência exerce no mundo da moda, Anna Wintour, ficou a meio da tabela no 51.º REUTERS/Lucas Jackson
  • Anna Wintour
    Anna Wintour Eric Thayer/Reuters
  • Anna Wintour
    Anna Wintour Leon Neal/AFP
  • A criadora de moda Muiccia Prada é a 67.ª mulher mais poderosa do mundo
    A criadora de moda Muiccia Prada é a 67.ª mulher mais poderosa do mundo Bobby Yip/Reuters
  • Muiccia Prada
    Muiccia Prada Alessandro Garofolo/Reuters
  • A modelo brasileira Gisele Bündchen ocupa o 83.º lugar
    A modelo brasileira Gisele Bündchen ocupa o 83.º lugar Mauricio Lima/AFP
  • Gisele Bündchen
    Gisele Bündchen Paulo Whitaker/Reuters
  • Mindy Grossman, CEO do site de vendas online HSN, ocupa o 96.º lugar na lista Forbes das mulheres mais poderosas
    Mindy Grossman, CEO do site de vendas online HSN, ocupa o 96.º lugar na lista Forbes das mulheres mais poderosas DR
  • Mindy Grossman
    Mindy Grossman DR

Lista Forbes

E a mulher mais poderosa da moda (não) é… Anna Wintour

Na lista Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo cabem seis nomes da moda. Neste universo, Anna Wintour é tida como o maior exemplo da fusão entre a moda e o poder. Ainda assim, para encontrar o nome da editora-chefe da Vogue norte-americana nesta lista é preciso passar primeiro pelos de Diane Von Fürstenberg e de Angela Ahrendts.

No balanço anual da revista Forbes que mede as personalidades mais poderosas do mundo, o pódio das mulheres foi ocupado pelas que se dedicam à política. A mais poderosa continua a ser a chaceler alemã Angela Merkel, seguida pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton e Dilma Rousseff, presidente do Brasil. Mas a indústria da moda também deixa as suas marcas: o primeiro sinal de que esta indústria está viva aparece no 33.º lugar da lista, ocupado por Diane Von Fürstenberg, criadora de moda que se tornou famosa após criar o intemporal vestido-envelope.

Alguns lugares abaixo surge Angela Ahrendts, CEO do grupo britânico Burberry. A responsável por uma das marcas mais icónicas do mundo ocupa o 45.º lugar na corrida para ser a mais poderosa. Só depois surge Anna Wintour; a emblemática editora da Vogue norte-americana ocupa este ano o 51.º posto no ranking da Forbes.

Não deixa de ser curioso que no perfil traçado pela revista para cada uma dos cem listadas a directora da Vogue seja descrita como “a mulher mais poderosa da moda”. De facto, a etiqueta assenta a Anna Wintour, que até recuperou algumas posições em relação à lista de 2011, ano em que se ficou pelo 69.º lugar.

Anna Wintour tem a Vogue a seus pés desde 1988 e, se o poder de ditar tendências lhe é praticamente irrevogável, já na hora de medir forças com outras mulheres são os cifrões que marcam o passo. Afinal, o ranking da Forbes é calculado através de factores como o capital financeiro, valores de mercado, lucros, presença nos media e impacto global.

Entre as cem mulheres mais poderosas do mundo ainda houve espaço para incluir mais três nomes da moda. Depois de um ano especialmente bom devido à inclusão do mercado da arte nos seus negócios da moda, a criadora Miuccia Prada ficou com o lugar 67. A Forbes atribuiu ainda a Gisele Bundchen o 83.º lugar e descreveu-a como a “supermodelo mais poderosa”. Já muito próxima do final da lista ficou Mindy Grossman, a CEO do site de vendas online HSN; ocupa a 96.ª posição.

http://www.publico.pt/Mundo/angela-merkel-mantem-primeiro-lugar-na-lista-das-mulheres-mais-poderosas-do-mundo-1560019>Descubra outros nomes do ranking da Forbes