• United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton
  • United Colors of Benetton

Exposição

A celebração das malhas italianas

Um dia, os irmãos Luciano e Giuliana decidiram fundar uma empresa que fosse capaz de colorir o mundo. Hoje, quase 60 anos depois, a United Colors of Benetton é uma das grandes protagonistas de "Maglifico! Sublime Italian Knitscape", uma exposição que celebra a excelência das malhas italianas. A verdade é que, com uma premissa destas, a Benetton não podia ficar de fora. Afinal de contas, tudo começou com uma camisola de malha amarela.

Entre 23 de Junho e 23 de Setembro, no Palácio Morando, em Milão, é contada a história da moda do último século lida através da lente das malhas. A "Maglifico! Sublime Italian Knitscape" é uma exposição organizada pela Costume Moda Immagine - pertencente aos museus milaneses -, que celebra as malhas made in Italy. A intenção é mostrar a sucessão de cores, técnicas e espessuras evidentes nas peças apresentadas.

Líder das malhas, a United Colors of Benetton começou por ser um negócio familiar e actualmente está avaliada em mais de 1,7 mil milhões de euros. Reza a lenda que, nos anos de 1950, Giuliana Benetton fez uma camisola em malha para o seu irmão Luciano. Até aqui tudo normal, não fosse a camisola em questão ter um tom vibrante de amarelo - uma pequena revolução para a época conservadora. Porém, o espanto que a peça causou veio evidenciar a necessidade que as pessoas tinham de dar alguma cor à sua vida. E assim foi fundada uma empresa.

As peças exibidas em Milão foram escolhidas por You Nhuyen, director criativo da United Colors of Benetton. Da exposição fazem parte algumas malhas do acervo da marca, bem como algumas criações para o Outono/Inverno 2012-13.

Na exposição, que pode ser visitada em Milão até ao dia 23 de Setembro, encontram-se ainda criações de grandes nomes como Chanel, Prada, Missoni e Vivienne Westwood.