Centro Brahmi

Ioga e meditação em família

Um retiro é uma boa oportunidade para tirar uns dias de pausa, relaxar e recuperar energias. E o resto da família, não tem direito?

É a pensar em bem-estar no plural que o centro Brahmi organiza “O Meu Primeiro Retiro em Família”. Tiago Botelho, professor de ioga e um dos organizadores, acredita que “um retiro não tem de ser sinónimo de afastamento, é possível aliar o meio familiar às práticas do ioga e da meditação”. A proposta é sobretudo proporcionar experiências em conjunto, mas num contexto completamente diferente: “Um fim-de-semana de passeio é bom, mas fazer um retiro pode fundar outros laços familiares”, defende o organizador. 

Entre os dias 22 e 24 de Junho, a Quinta dos Olhos de Água, em Marvão, receberá miúdos e graúdos com actividades vocacionadas para cada um: sessões de ioga e meditação e programas especiais para os mais pequenos, permitindo-se assim um descanso extra aos pais.

Se à partida pode parecer contraproducente ir em busca da tranquilidade espiritual e levar as crianças, Tiago Botelho defende que estas experiências são uma mais-valia para todos: “Não é preciso uma pessoa isolar-se para relaxar, é importante dar uma atenção especial às crianças e procurar o equilíbrio em família.”

Das actividades exclusivas para crianças, Tiago Botelho destaca “a leitura de um conto sobre o silêncio e brincadeiras para explicar o funcionamento do cérebro e do pensamento”. Também o contacto com o ar livre será privilegiado; enquanto os pais desfrutam de sessões de meditação e ioga, os filhos partem à descoberta de novas maneiras de estar e sentir a Natureza.

Neste retiro especial para as famílias, não há limites de idade. Para casais, os preços começam nos 186 euros, sendo que crianças como menos de seis anos não pagam.