Exposição

Quando a moda e a arte se encontram

Na Fashion Clinic tem à sua disposição roupa, carteiras, sapatos, perfumes, velas, livros, mas não só. Também se fazem exposições. Com o objectivo de estabelecer uma ponte entre a moda e as artes, a loja – que, mais do que uma loja, é uma concept store – abriu o seu espaço à iniciativa “When fashion meets art”. O projecto foi inaugurado com o trabalho do artista João Louro.

O que é que acontece quando a moda e a arte se encontram? Nasce um conceito moderno que já tinha alguma expressão noutras partes do mundo, mas não em Portugal. A ideia de juntar no mesmo espaço peças de roupa e obras de arte fez todo o sentido para a equipa da Fashion Clinic, a conceituada concept store que coloca à disposição dos portugueses cerca de 80 marcas de luxo e lifestyle.

“A aproximação do universo cultural é importante para o nosso público. Resolvemos começar com uma exposição de um artista plástico, mas amanhã pode ser o lançamento de um livro. As lojas, com o espaço que têm, prestam-se muito a este tipo de projectos e a nossa ideia é tirar partido deles”, explica Filipa Coelho, responsável pela comunicação da Fashion Clinic.

O artista plástico escolhido foi João Louro, cujo trabalho começou a ser exposto ainda nos princípios dos anos de 1990. As suas obras têm, de facto, muito em comum com a posição da concept store: “Ele é um artista disruptivo e nós também o somos, pelo que achamos que foi uma colaboração muito bem conseguida”, sublinha a porta-voz do espaço. 

João Louro partilha o mesmo sentimento. Para o artista é fundamental pensar nas obras para determinado um espaço e a Fashion Clinc apresentou um conceito com o qual se identificou desde logo. “O mais importante é que existe aqui um interesse em dois sentidos”, explica. “O primeiro é que os espectadores que vierem ver arte a um espaço como este vão ser sequestrados para ver também moda. Exactamente o contrário se passa: as pessoas que vierem à loja por causa da moda vão ser de alguma forma sequestradas para ver arte”.

A intervenção é composta por um conjunto de três peças na loja de senhora da Avenida de Liberdade, em Lisboa. Mas também a loja de homem da Avenida da Liberdade recebe uma peça do artista. As obras podem ser admiradas entre os dias 23 de Maio e 28 de Julho.