Campanha oficial Skechers

Campanha banida nos EUA

A promessa quebrada da Skechers

A Skechers lançou um par de sapatos que prometia emagrecer e tonificar o corpo de quem os usasse. Agora, o governo norte-americano quer que as pessoas saibam que calçar um par de ténis não vai fazer com que ganhem miraculosamente as curvas de Kim Kardashian ou o ventre liso de Brooke Burke.

A campanha é aliciante: compre uns Skechers Shape-up e eles vão fazê-lo perder peso e tonificar os músculos das suas pernas, abdómen e glúteos. Tudo graças à forma curva da sola que, segundo a empresa, cria maior instabilidade e faz com que o consumidor use mais energia em cada passo.

A Comissão Federal de Comércio norte-americana vem agora exigir que a Skechers reembolse os consumidores - já que o único peso que viram diminuir foi o das suas carteiras. Segundo o governo, aquilo que a empresa de sapatos está a fazer é publicidade enganosa, levando as pessoas a acreditar que em pouco tempo podem ficar com um corpo tão escultural como o de Kim Kardashian ou Brooke Burke, as celebridades que deram a cara nos anúncios da marca.

A Skechers – que vai ter de pagar 40 milhões de dólares para resolver questões legais – negou as acusações e sublinhou o facto de ter recebido milhares de críticas muito positivas por parte dos consumidores aos ténis Shape-up.