O chef Andoni Luis Aduriz é um dos convidados desta edição do Peixe em Lisboa

O chef Andoni Luis Aduriz é um dos convidados desta edição do Peixe em Lisboa

Festival gourmet

Aulas de cozinha e o chef do terceiro melhor restaurante do mundo no Peixe em Lisboa

Aprender a cozinhar peixe com alguns dos melhores chefs portugueses (e eventualmente alguns estrangeiros) vai ser possível na próxima edição do Peixe em Lisboa – de 12 a 22 de Abril no Pátio da Galé, Terreiro do Paço.

Esta foi uma das novidades anunciadas, numa apresentação em Lisboa, por Duarte Calvão, director do festival, que este ano tem como convidado especial uma das estrelas da cozinha internacional: o chef basco Andoni Luis Aduriz, do restaurante Mugaritz, de San Sebastian, que tem duas estrelas Michelin e foi considerado o terceiro melhor do mundo. Aduriz faz uma apresentação da sua cozinha ao público na primeira sexta-feira do festival, dia 13, às 19h.

Os convidados estrangeiros incluem ainda outro cozinheiro espanhol, Ángel Léon, do restaurante Aponiente, do Puerto de Santa María, Cádiz – que “cozinha com tudo o que vem do mar”, descreve Duarte Calvão –, o francês Jacques le Divellec, do restaurante parisiense Le Divellec (uma estrela Michelin), outro especialista em cozinha do mar, e um chef brasileiro, que vem do Rio de Janeiro, Felipe Bronze, do restaurante Oro.

Como no ano passado, durante dez dias o Peixe em Lisboa abrirá as portas às 12h e fechará às 24h – a entrada custa 15 euros e dá direito a uma degustação de cinco euros. Podem-se depois comprar senhas de cinco ou de oito euros, para provar outros pratos elaborados pelos dez restaurantes que participam no festival: José Avillez, 100 Maneiras, Eleven, A Peixaria da Esquina (Vítor Sobral), Nobre/Espaço Buondi, Ribamar, Tasca do Joel, Umai, Bocca e G-Spot (os dois últimos participam este ano pela primeira vez).

Continuam alguns “clássicos”, como o concurso do Melhor Pastel de Nata de Lisboa (dia 18 à 15h) e o mercado gourmet. E surgem outros temas: as conservas, que já tinham marcado presença em alguns dos restaurantes no ano passado, terão este ano uma prova (dia 13 às 15h) com sardinhas e cavalas; a saúde, ligada ao consumo de peixe, o peixe congelado. E haverá, pelo segundo ano, um debate: a Peixeirada, que desta vez reúne jornalistas e críticos gastronómicos.

Siga Mais olhos que barriga o blogue de Alexandra Prado Coelho no Life&Style