De 8 a 11 de Março

38ª ModaLisboa: Mais espaços, menos mestres

Durante quatro dias, 21 criadores portugueses apresentarão as propostas para o Outono/Inverno 2012-13 na Praça do Município, em Lisboa. Da parceria com a FashionPhilosophy - FashionWeekPoland chega Piotr Drzał que será o criador convidado. Tão importante como as presenças, são as ausências que marcam a 38ª edição da ModaLisboa onde Ana Salazar, a dupla Alves/Gonçalves e Aleksandar Protic ficam de fora.

Num calendário que pretende revelar os melhores criadores portugueses da actualidade é de notar a ausência da dupla Alves/Gonçalves e de Ana Salazar. Nomes que foram fundamentais na emergência de uma moda portuguesa e que este ano ficam fora da ModaLisboa. 

Em Fevereiro, a criadora anunciou a sua saída da empresa que detém a marca Ana Salazar e afirmou que não estaria presente na ModaLisboa, nem em qualquer outro evento do sector, uma vez que não foi produzida a colecção Outono/Inverno 2012-13 por falta de meios. Será a primeira edição da ModaLisboa - que arrancou em 1991 - em que Ana Salazar não estará presente. Já a ditar a não participação da dupla Alves/Gonçalves estão "motivos que se prendem com compromissos comerciais e contratuais inadiáveis", como afirmou à Lusa José Manuel Gonçalves. Aleksandar Protic é outras das ausências confirmadas.

Três espaços para 22 criadores

As colecções de moda dos principais criadores nacionais para o próximo Inverno 2013 vão ser apresentadas em três espaços diferentes, as salas A, B e C localizadas  nos Paços do Concelho, no espaço BPI da Praça do Município e no Páteo da Galé respectivamente.

Segundo a organização do evento, o tema Freedom “representa a liberdade de pensamento e a renovação do estabelecido”, justificada “numa nova abordagem em que se pretende criar uma dinâmica entre as múltiplas apresentações e os seus diversos públicos. Trocámos a edificação pela movimentação”.

Depois de 17 edições em que a Lisbon Fashion Week contou com o patrocínio da Seat, a Citroën assume agora o papel de principal patrocinador. No apoio à missão de divulgação da moda em Portugal, a ModaLisboa contará ainda com o apoio de marcas como as tintas Cin e a Renova.  Também a Canon abraça o evento com a 6ª edição da Workstation, uma exposição dedicada à fotografia.

Mais informações e o calendário completo no site da ModaLisboa.