Kevin Lamarque/REUTERS

Stephen Colbert inventa candidato

Quando se trata de Stephen Colbert, a linha que separa a política da paródia é sempre ténue. O comediante norte-americano meteu-se agora com os eleitores do estado de Iowa, durante um sufrágio não-vinculativo promovido pelo Partido Republicano.

Tecnicamente, são eleições a brincar, com a participação de poucos cidadãos, para testar as inclinações dos votantes. Mas muita gente as toma como um indicador digno de nota.

Daí que a vertente satírica de Colbert tenha possivelmente causado algum desconforto a Rick Perry, que está na corrida ao lugar de Obama. Antes das eleições "a feijões", realizadas no sábado passado para aferir o republicano mais desejado para Presidente, Colbert divulgou dois anúncios a promover o seu candidato: Rick Parry, com "q" em vez de "e".

Os anúncios, que algumas estações de televisão recusaram exibir, foram produzidos no âmbito de uma organização de acção política criada por Colbert. É dificil avaliar se os anúncios confundiram o eleitor ou ajudaram Perry, que não concorria oficialmente mas cujo nome estava a ser promovido por outra oeganização.

No final, 718 eleitores escreveram à mão "Rick Perry" no boletim de voto. Acabou por ficar em sexto lugar na contenda. Rick Parry, com "a", não figura entre os votados.