JK Rowling:
A mulher mais influente do Reino Unido
Os editores do grupo National Magazine Company, que detém as revistas Esquire, Cosmopolitan, Harper's Bazaar e Men's Health, publicaram uma lista das 100 mulheres mais influentes do Reino Unido, onde a autora de Harry Potter surge à frente de Victoria Beckham e da rainha de Inglaterra.
JK Rowling, que tem uma fortuna avaliada em 530 milhões de libras (aproximadamente 607 milhões de euros), foi votada a mulher mais influente pelas suas capacidades de escrita, a aptidão para o sucesso e a sua natureza filantrópica, destacaram os editores.
A escritora, que recentemente doou 10 milhões de libras (11,45 milhões de libras), para um novo estudo clínico sobre esclerose múltipla em Edimburgo, terminou a saga Harry Potter e poderá estar agora a trabalhar numa nova história, desta vez sem feiticeiros.
A estrela Victoria Beckham, que mais recentemente se tem dedicado à moda, surge no segundo lugar da lista, seguida no terceiro posto pela Rainha de Inglaterra.
O top 100 das mulheres mais influentes do Reino Unido pretende marcar o centenário da National Magazine Company, que além das revistas já mencionadas, detém ainda mais 16 publicações.
A modelo Kate Moss, a mulher do primeiro-ministro David Cameron, Samantha Cameron, e a designer Vivienne Westwood destacam-se nos primeiros dez lugares da lista.
"O Reino Unido é a casa de uma quantidade incrível de mulheres inspiradoras e temos muita sorte de já ter trabalhado com um número significante delas nas nossas várias publicações ao longo dos anos", disse ao "The Telegraph" Arnaud de Puyfontaine, director executivo da National Magazine Company.
Também a revista "Forbes" elaborou a sua habitual lista das mulheres mais poderosas do mundo, encabeçada por Michelle Obama. Para a publicação, a única britânica que tem lugar neste top é a Rainha de Inglaterra, que surge na 41ª posição.