REUTERS

Alexander McQueen

Herança privilegia os cães

Alexander McQueen deixou um legado no mundo da moda, mas também espalhou a sua fortuna por lugares inesperados. Aos cães, mais precisamente, deixou 50 mil euros de herança.

O seu suicídio foi em Fevereiro de 2010, na sequência de um cocktail explosivo de cocaína, soporíferos e tranquilizantes, mas os beneficiários do testamento só foram conhecidos ontem.

De uma fortuna total de 16 milhões de libras (11 milhões de euros), o criador deixou 50 mil libras (35 mil euros) para um fundo destinado a tomar conta dos seus três cães: Minter, Juice e Callum. Outro tanto irá para os empregados Marlene e Cesar Garcia. Foi este que encontrou o corpo de McQueen no apartamento, um dia antes do funeral da mãe do estilista.

Cerca de 100 mil libras vão para quatro instituições de solidariedade social, duas das quais ligadas à protecção de animais. O resto da herança fica para os irmãos e sobrinhos e para a instituição de solidariedade do estilista, Sarabande, que usará o dinheiro para pagar bolsas aos estudantes do colégio de moda onde McQueen estudou.