ricardo campos

Leva muito tempo e sai bastante caro, mas para as encomendas dos EUA até pode valer a pena usar o serviço Express2Me dos CTT

Quando soube que os CTT tinham inaugurado um sistema para fazer compras nos EUA e depois mandá-las para Portugal fiquei logo em pulgas. Não descansei enquanto não tinha experimentado. Aqui fica o que descobri sobre esse serviço, o Express2Me.

Decidi comprar coisas que só existem nos EUA. O melhor saco de lona alguma vez fabricado é o Tote and Boat Bag da
17- L
L Bean. Desde os anos 1940 que é cozido à mão na fábrica da LL Bean no estado do Maine. Existe online um vídeo em que se vê o cuidado que têm.

O Tote and Boat foi concebido para transportar gelo para barcos de pesca e de recreio. É indestrutível. Diz-se que cada saco é capaz de aguentar com 250 quilos. Mas isso não interessa. O que interessa é suportar tudo o que os nossos braços conseguem levantar. Confirmo que é verdade.

A maior versão do saco — o XL — é gigantesca. Não há nada que não caiba lá dentro. É ideal, por exemplo, para transportar uma grande quantidade de livros.

Estes sacos custam 48 dólares cada um, incluindo 8 dólares por saco para bordar o nome que se quiser. Digamos, para simplificar, que quatro sacos custaram 200 dólares. Como a LL Bean oferece os portes para moradas nos EUA, foi esse o total da despesa. Bastou indicar a morada (em Portland) da Express2Me.

Fiz a encomenda no dia 9 de Janeiro e no dia 12 foi expedido. Só no fim de Janeiro é que recebi um mail da Express2Me a pedir-me a factura da encomenda. A factura estava dentro da embalagem mas pronto, lá mandei uma cópia para o mail da Express2Me.

No site da Express2Me vi que eu tinha de pagar 85 euros para eles mandarem a encomenda dos EUA para Portugal. Não é barato, mas o pior é ter de pagar antecipadamente com o cartão de crédito. Não aceitam outro pagamento. Lá paguei.

Telefonaram-me para verificar a minha morada. Explicaram-me que poderia ir parar à Alfândega. A pessoa que falou comigo estava bem informada e respondeu com utilidade e simpatia a todas as minhas perguntas.

A encomenda chegou a minha casa no dia 17 de Fevereiro (mais de um mês depois de ter sido expedida pela LL Bean) e tive de pagar mais 95 euros de direitos e outras despesas obrigatórias.

Resumindo: uma compra de 200 dólares custou-me mais 180 euros e levou cerca de um mês a chegar-me às mãos. Valeu a pena? Eu acho que sim. A bem ver, não tive chatices nenhumas e a encomenda chegou impecável a minha casa. A parte americana leva mais um bocadinho de tempo, mas também se paga pela tranquilidade de poder contar com os CTT, que durante a minha já longa vida nunca me deixaram ficar mal.

No caso de produtos que só se vendem a moradas nos EUA, (para mais quando são oferecidos os portes), e cuja recepção é tudo menos urgente, acho que o serviço da Express2Me é útil. Já se sabe que é caro e lento (é bom contar com o dobro do que se pagou e um mês de demora) mas é também seguro e fiável.

Quando se encomendam produtos directamente dos EUA corre-se sempre o risco de ter de ir desalfandegar as mercadorias. Embora o pessoal da Alfândega seja prestável e simpático, é muito melhor receber e pagar tudo em casa, graças à colaboração entre os CTT e os serviços alfandegários.

Para compras no Reino Unido desaconselho a empresa forward2me, por cobrar portes caríssimos. Eles bem oferecem a morada dos armazéns. Mas depois sabem que têm lá a mercadoria que nós já comprámos e, por isso, aproveitam para nos pedir uma fortuna.

Quanto aos sacos Tote and Boat, estou contentíssimo com eles. Para quem quiser encomendá-los, há vários tamanhos e muitas cores, com ou sem fecho éclair e com ou sem alças para levar ao ombro.

Uso os meus todos os dias. O segredo é não ligar ao tamanho: só ao peso. É bom saber que resistem a tudo mas não é preciso estar sempre a pô-los à prova.