Receita

O croissant de Eric Kayser

No mundo da pastelaria, o nome de Eric Kayser faz uma alusão clara a uma das mais conhecidas especialidades francesas: o croissant. Numa visita a Portugal para a inauguração da primeira Padaria Artesanal Eric Kayser, o chef recebeu o Life&Style na cozinha do espaço no Amoreiras Plaza, em Lisboa. A abertura de uma segunda padaria na capital está planeada para o início do próximo ano.

Ingredientes

1kg de farinha
20gr de sal
2 ovos
150gr de açúcar
40gr de fermento
20gr de leite em pó
100gr de manteiga para a preparação da massa e mais 400gr para quando se dobra a massa
1/2 litro de água

Preparação

Misture todos os ingredientes, amasse até obter uma massa homogénea e deixe repousar durante duas horas, uma no frigorífico e outra fora. Acrescente 400gr de manteiga à massa, colocando-a numa metade da massa estendida e cobrindo com a outra metade. Amasse novamente e dobre a massa. Repita este processo três vezes. Ponha novamente a massa no frio durante uma hora. Retire do frigorífico, estique a massa e corte os croissants. Deixe levedar durante três a quatro horas a uma temperatura de 25º. Depois pincele os pequenos croissants com ovo e leve-os ao forno a 165º cerca de 13 minutos. 

Texto e vídeo corrigidos às 14h55 de 4 de Novembro de forma a fornecer os dados correctos de tempo de cozedura e temperatura