A imagem escolhida pelo público como vencedora. Um texugo-europeu, iluminado por um candeeiro de rua, parece olhar para o graffiti de texugo numa estrada tranquila em Inglaterra, Reino Unido
A imagem escolhida pelo público como vencedora. Um texugo-europeu, iluminado por um candeeiro de rua, parece olhar para o graffiti de texugo numa estrada tranquila em Inglaterra, Reino Unido ©Ian Wood/Wildlife Photographer of the Year

Um simples texugo ganha o prémio do público no Wildlife Photographer of the Year

O concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano​ é organizado pelo Museu de História Natural de Londres. As imagens nesta fotogaleria concorreram para o prémio escolha do público.

É a vida selvagem urbana a interagir com... a arte urbana. Na fotografia de Ian Wood, iluminada por um candeeiro de rua, um texugo-europeu parece olhar, curioso, para o graffiti de um texugo numa estrada tranquila em Inglaterra, Reino Unido. A fotografia foi a mais votada pelo público no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano (Wildlife Photographer of the Year), do Museu de História Natural de Londres, e mostra uma interacção divertida entre natureza e cidade.

"No entanto, esta imagem tem um lado mais negro", apresenta-a o fotógrafo inglês. "Vivo na zona rural de Dorset, onde estou numa missão de rewilding para melhorar os habitats de uma enorme variedade de vida selvagem. A minha esperança é que esta imagem aumente a consciencialização para os efeitos nocivos do abate de texugos e ajude a promover a mudança." 

O graffiti ​é um desenho original de Banksy que foi adoptado por activistas na luta contra o abate de texugos.

As 25 imagens nomeadas para a 10.ª edição do prémio escolha do público, que podem ser vistas nesta fotogaleria, somaram 76 mil votos e foram seleccionadas a partir de 60 mil fotografias submetidas a concurso.