Em cinco dias o número de infectados na Europa disparou de cinco dezenas para mais de 450
Em cinco dias o número de infectados na Europa disparou de cinco dezenas para mais de 450 JALIL REZAYEE/EPA

Máscaras e cuidados: como o mundo enfrenta o novo coronavírus

O novo coronavírus Covid-19 tem viajado pelo mundo e já fez 2800 mortos em 45 países.

Por todo o mundo está a aumentar o número de casos infectados pelo novo coronavírus, Covid-19, que já fez mais de 2800 mortos. O vírus já chegou a mais de 40 países e  já fez vítimas no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Hong Kong, Filipinas, França e Taiwan. A seguir à China, o Irão é o país com mais infectados.

Na Europa, a Itália é quem mais preocupa as autoridades de saúde, devido ao aumento repentino de casos, nos últimos dias. O país anunciou medidas de contenção, principalmente na zona norte, considerada uma "zona vermelha" para a propagação do vírus. Também a Alemanha regista um elevado número de casos, embora sem novas infecções. Já a França confirmou um total de 17 infectados e duas vítimas mortais. A Noruega, Áustria, Croácia, Suíça, Espanha, Macedónia do Norte e Grécia também confirmaram novos casos de infecção.

Em Portugal, o único caso conhecido é o de um português tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade de Okazaki, a cerca de 300 quilómetros de Tóquio. Todos os 18 casos suspeitos detectados em Portugal foram negativos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar o novo coronavírus e declarou emergência de saúde pública internacional. Pedro Matias