Psicóloga de Família
As crises nas famílias ajudam a crescer!
Quase sempre as famílias, tendo o tempo como aliado, revelam-se competentes para desenvolverem soluções, criando mudanças e novos padrões de relação.
Quase sempre as famílias, tendo o tempo como aliado, revelam-se competentes para desenvolverem soluções, criando mudanças e novos padrões de relação.
Relativamente a um filho, imaginamo-lo sempre no papel de vítima, nunca de agressor. No entanto, qualquer que seja o papel que assuma neste contexto, precisa ser ajudado.
A idealização em demasia das pessoas ou das relações pode vir a reflectir a incapacidade de aceitar as imperfeições do Outro ou os seus erros.
A aprendizagem da partilha do amor dos pais com o outro é um caminho exigente e nem sempre fácil de entender para o próprio e para quem está por perto.
O fim do ano escolar representa para os filhos o verdadeiro início de férias e para muitos pais, um estado de pré férias muito ansiado!
O aumento das taxas de divórcio mais ou menos generalizada não confirma a negação do desejo de reconstrução do ideal de família, antes pelo contrário.
Com o fim do casamento, a relação passa a ser diferente, deixando de existir como casal mas que se manterá para sempre enquanto pais.
Pedir ajuda é muitas vezes mais difícil para os pais, do que para os filhos.
É fundamental que os pais entendam que as birras, nesta idade, não são chamadas de atenção e têm um significado.
O processo de separação pais-criança começa desde o nascimento e vai-se construindo ao longo de toda a vida.