Perguntem ao pai

Noites brancas com o bebé

Estamos exaustos porque o nosso bebé de seis meses não dorme. O que podemos fazer?

O nosso filho de seis meses tem problemas de sono e nós já tentámos de tudo: diferentes horários para dormir, não fazer sestas para que ele fique mais cansado, mudar as canções de embalar, dar-lhe de mamar justamente antes de dormir, até já comprámos cortinas opacas para deixar o quarto dele totalmente às escuras. Ainda assim, continua a acordar a meio da noite e leva imenso tempo para voltar a adormecer. Eu e a minha mulher estamos sempre exaustos. O que podemos fazer?

Obesidade infantil

O que podemos fazer para contrariar o excesso de peso do nosso filho?

Praticamente todos os dias surgem notícias preocupantes sobre a obesidade infantil e as consequências que daí advêm, como a diabetes. Aquilo de que raramente se ouve falar é do que podemos fazer para lidar com o problema. Não acho que textos que fiquem pelo “coma menos e faça mais exercício” sejam particularmente úteis. Poderia sugerir algumas dicas mais específicas para tornar os meus filhos mais saudáveis?

Jogos de computador

Os meus filhos passam demasiado tempo entretidos com jogos de computador e não conseguimos que se divirtam fora de casa. Tem sugestões?

Os meus filhos, de nove e onze anos, passam grande parte do seu tempo livre entretidos com jogos de computador, mas eu e o meu marido tentamos que dediquem igual porção de tempo à leitura. Ambos gostam de praticar desporto (um futebol e o outro baseball), mas apesar dos nossos esforços não conseguimos que estejam fora de casa a divertir-se sozinhos. Tem alguma sugestão?

Houston, temos um problema...

O meu filho desistiu da faculdade, não tem emprego e vive connosco. Como podemos lidar com esta situação?

Como é que se lida com um rapaz de 21 anos que desistiu da faculdade, não tem emprego e que tem estado a viver lá em casa nos últimos seis meses? O meu marido e eu sustentamos o nosso filho com um carro, seguro, combustível, roupa e cobrimos todas as suas despesas de saúde. Mas, quando lhe pedimos para fazer alguma coisa em casa, ele recusa ou faz contrariado. E, de cada vez que lhe falamos em arranjar um trabalho e sair de casa, fica chateado e acusa-nos de não o apoiarmos. O que podemos fazer?

Discussões em família

Ando a discutir muito com a minha mulher e receio que a situação afecte os nossos filhos.

Por vezes discuto com a minha mulher à frente dos nossos filhos, de oito e dez anos. Sabemos que não o deveríamos fazer quando eles estão presentes, mas a situação entre nós está tão tensa que não o conseguimos evitar (recentemente perdi o meu emprego e estamos em risco de perder a nossa casa). Até que ponto é que discutirmos em frente aos miúdos lhes é prejudicial e como podemos parar?

Desfrutar de um jantar fora relaxante? Sim, claro...

Para muitos pais, jantar fora com os filhos pequenos pode ser um pesadelo

Quando era solteiro, odiava que deixassem aqueles miúdos barulhentos correr pelo restaurante e estragar o jantar a toda a gente. Agora que eu e a minha mulher temos dois filhos, de quatro e seis anos, gostávamos de levá-los a jantar fora de vez em quando, mas temos receio que eles nos envergonhem. Como é que os podemos manter na linha enquanto nós (e todas as outras pessoas no restaurante) desfrutamos da nossa escapadela?

Como cão e gato

Os meus filhos, de oito e dez anos, nunca se deram bem e por qualquer coisa fazem um pé-de-vento. O que devemos fazer?

Os meus filhos, de oito e dez anos, nunca se deram bem. As mais pequenas coisas levam-nos à luta e a nossa casa é um permanente campo de batalha. Sempre ouvi falar da rivalidade entre irmãos, mas isto parece-me mais grave. Já nos sentámos com eles a conversar, mas nada muda. O que devemos fazer para que mudem de comportamento?