Perguntem ao pai

Ir para a universidade

Quão  importante é o ensino superior nos dias que correm?

Há algum tempo que o meu filho de 16 anos fala dos seus planos para quando terminar o secundário. Todos na minha família têm no mínimo a licenciatura, pelo que assumi que também ele iria para a universidade. No entanto, à medida que discutimos o futuro dele, torna-se claro que o ensino superior não está no horizonte. Estou a tentar encorajá-lo a, pelo menos, fazer alguma pesquisa sobre programas de bolsas e a enviar umas quantas candidaturas, mas ele acha que não vale a pena.

Tiroteio em Newtown

A culpa do massacre de Sandy Hook é dos pais do atirador?

Estou em estado de choque por causa do tiroteio na escola do Connecticut. Acho que a culpa é dos pais do assassino. Se eles tivessem criado melhor o filho, nomeadamente mantendo-o longe de armas, tudo isto podia ter sido evitado. Por que é que não podemos retirar os filhos a pessoas assim e fazer com que sejam criados por pais mais cuidadosos e carinhosos?

Assédio viral

Acho que a minha filha é vítima de cyberbullying. Como a posso ajudar?

A minha filha é adolescente e, ultimamente, fica muitas vezes perturbada e introspectiva depois de usar o computador ou o telemóvel. Para tornar tudo pior, começou a recusar ir à escola. Ela não quer falar comigo nem com o pai sobre o que é que se anda a passar. Será que está a ser vítima de cyberbullying e, se estiver, o que é que podemos fazer para ajudar?

Prioridades vs. Responsabilidades

O nosso filho voltou para casa e está a ter dificuldades em orientar-se.

Depois de estar quatro anos a estudar na universidade, o nosso filho voltou para casa e está a ter dificuldades em orientar-se. Entre a escola, o emprego e a namorada, não passa muito tempo em casa e o meu marido está sempre à espere que ele o ajude com o quintal. Apesar de ter um emprego, por vezes pede-nos dinheiro e depois não cumpre com a sua parte do acordo. Isto gera muitos conflitos com o pai, que fica chateado e me faz queixas. O que devo fazer?

Limpar o meu quarto? Ok. Mas só se me pagarem

A minha mulher e eu temos opiniões muito diferentes sobre "subornar" os nossos filhos.

A minha mulher e eu temos opiniões muito diferentes sobre "subornar" os nossos filhos. Ela quer recompensa-los por tudo o que fazem, desde tirar boas notas a arrumar o quarto. As recompensas podem ser dinheiro, um brinquedo especial ou outras coisas. Já eu acho que as crianças devem aprender que um feito, como tirar boas notas, é uma recompensa por si só. Qual é a sua opinião?

Cegonhas e abelhas

Quero falar com o meu filho sobre sexo, mas sinto-me embaraçado quando tento tocar no assunto.

O meu filho está a chegar à idade em que temos que ter "a" conversa. O meu pai morreu quando eu era novo, o que fez com que a minha aprendizagem sobre sexualidade se tenha resumido ao que descobria em livros e em conversas com amigos. Gostava de dar alguma orientação ao meu filho mas sinto-me completamente confuso e envergonhado. O que aconselha?