Nathalie Colin, directora criativa da Swarovski
A Swarovski não pára de se reinventar
Dos bibelots em forma de animais, aos lustres de cristais e peças de joalharia coloridas, a Swarovski não pára de se reinventar. O Life&Style falou com a directora criativa da marca, Natalie Colin, e apresenta-lhe o melhor da colecção Primavera-Verão 2012.
Desde 1895 que os cristais Swarovski são peças de desejo que tanto podem valer por si como pela mais-valia que trazem a outra criação. A joalharia continua a ser o centro do negócio mas a marca está a expandir-se. Com lojas em mais de 120 países, a Swarovski é líder mundial de cristal lapidado para vestuário, jóias e, mais recentemente, para iluminação, arquitectura e design de interiores. Na moda, deixou de ser um detalhe de vestuário e actualmente cria acessórios como relógios, pequenos objectos de pele, perfumes, maquilhagem ou óculos de sol.
Na colecção Primavera-Verão 2012, a directora criativa da marca, Nathalie Colin, conta a história de uma mulher que evolui de estudante a jovem estrela que aprende a lidar com a fama e os holofotes. O Life&Style falou com Nathalie Colin para perceber como é que esta empresa familiar centenária continua a crescer sem perder de vista os valores que a originaram.
Defende que as marcas precisam de se reinventar continuamente porque o mundo está em constante mudança. Que novidades trouxe para a Swarovski desde que é directora criativa?
O meu papel é definir uma visão criativa que molde o caminho para o futuro. Como responsável pelo design de todas as colecções, da Fashion à Crystal Living, da alta-costura ao prêt-à-porter, o meu papel é definir, enriquecer e fazer evoluir a linguagem da marca mantendo o equilíbrio com o passado histórico, a abordagem visionária do fundador, Daniel Swarovski.
Durante estes três anos enriqueci os estilos das colecções, tornando-as mais atraentes e trendy: desenvolvi motivos icónicos (a Swanflower) de maneira a modernizar a nossa herança; fortaleci a riqueza da nossa abordagem de cor - uma das categorias mais importantes quando se fala de produtos de consumo no mundo de hoje. E, por último, mas não menos importante, reuni à minha volta uma equipa dinâmica, internacional (reúne 20 nacionalidades e diferentes), que vem de áreas diversas (animação gráfica, história de arte, alta joalharia ou arquitectura) e que ajuda a desenvolver o ADN da Swarovski. Se por um lado temos de proteger a herança e os valores da marca, por outro lado é nossa responsabilidade equilibrar essa herança com a necessidade de mudança, sempre de uma maneira cuidadosa e respeitadora.
O que é que colaborações com designers exteriores à marca, como é o caso da colecção Atelier, traz à Swarovski? Estas colaborações são importantes para a marca?
É importante para a Swarovski apoiar constantemente talentos criativos e descobrir talentos emergentes. A colecção Atelier Swarovski é uma das plataformas que promove jovens talentos e celebra os já estabelecidos e reconhecidos criadores. As colaborações vão desde o desenvolvimento de joalharia ao desenho de algumas das peças e roupas de passerelle. Posso dizer que estão previstas novas parcerias para o Inverno de 2012 e a Primavera Verão de 2013.
Disse que acredita que o facto de uma marca ser forte não significa que ela possa ser aplicada a todos os tipos de produtos em diversas áreas. Acha que a Swarovski tem limites à sua aplicação?
Ainda estamos longe dos limites de exploração dos cristais Swarovski, tão versáteis e emblemáticos. O material em si mesmo é tão ambivalente, capaz de múltiplas metamorfoses: delicado/forte, poético/rock, brilhante/ pouco brilhante, feminino/masculino, transparente/fosco, vintage/futurista.
Qual o segredo que mantém o ADN da Swarovski quando há tanta diversidade de produtos: desde jóias a vestidos, passando pelos móveis.
Este é o fundamento do meu papel enquanto directora criativa: trazer coerência, mas garantir a diversidade na colecção! Este é um desafio, mas também uma missão excitante. Por um lado, trabalho numa história comum que serve como fio condutor a cada estação, bem como em elementos icónicos e detalhes de assinatura. Isto porque há muitas maneiras de construir essa coerência e, ao mesmo tempo, trazer riqueza à expressão criativa. Hoje em dia, o nosso núcleo de negócio continua a ser a joalharia mas, conseguimos expandir para uma outras áreas de acessórios que é legítima à Swarovski: os relógios, os pequenos objectos de pele, o homem, a beleza ou os óculos de sol. Produtos que complementam a abordagem da marca e dão aos nossos seguidores a oportunidade de explorar mais o nosso design baseado na poesia da precisão, modernidade, frescura e liberdade.
O que é que o cristal tem de tão especial?
O cristal tem um poder mágico com infinitas possibilidades que a alta joalharia nunca irá oferecer! Na Swarovski, as cores, as formas e os tamanhos são quase infinitos. Os reflexos são fascinantes e o cristal liga bem com diferentes estilos, desde os mais clássicos aos mais charmosos. A joalharia de cristal tem um sentido de liberdade que dá poder às mulheres, que lhes dá uma oportunidade de misturar e condizer, de brincar, de interagir com as suas jóias e melhor expressar a sua personalidade.