Investigação
A nutrição do futuro será personalizada
Preços mais baixos para mapear o genoma poderão tornar esta prática tão rotineira como um raio X.
Preços mais baixos para mapear o genoma poderão tornar esta prática tão rotineira como um raio X.
Quase tão antigos como o consumo de chá e café são os preconceitos que rodeiam estas bebidas. A ciência tem vindo a desmistificar alguns temores infundados sobre a substância que as une e lhes dá força.
Somos uma geração do século XXI, geneticamente próxima do Paleolítico, a viver com profundas modificações da alimentação e novos padrões de estilo de vida que nos empurram para as “doenças da civilização”.
Comer, tal como falar, tem um ritmo, e essa cadência varia em ciclos maiores, como o das estações do ano, ou menores, como o do dia.
Já todos sabemos que o ómega-3 faz bem à saúde, mas o que é e onde podemos encontrar esta gordura boa?
Numa visita guiada ao Mercado do Bolhão, Pedro Carvalho, nutricionista e responsável da rubrica Dicionário dos Alimentos, fala da qualidade dos produtos nacionais.
Na constelação de factores que influenciam as mais de 200 decisões diárias que tomamos para escolher o que comemos, um sabor de que se gosta é uma das variáveis mais importantes.
Seja qual for o seu ritmo biológico, saiba que o seu relógio interno dita muito mais do que a hora de ir dormir e de acordar.
Calcula-se que cerca de 20 a 30% da água que ingerimos provenha de alimentos.
Os níveis actuais de consumo de sal na Europa contribuem para aumentar a pressão arterial e o risco de doença cardiovascular e renal.