A antiga cantora confessou no início do ano arrependimento por algumas dietas extremas no passado
A antiga cantora confessou no início do ano arrependimento por algumas dietas extremas no passado Reuters/ALESSANDRO GAROFALO

Restaurante promove pizza fina usando imagem de Victoria Beckham anoréctica

A empresária e ex-Spice Girl está a estudar uma acção judicial contra um restaurante britânico e acusa a gerência de trivializar um distúrbio alimentar.

Victoria Beckham está a ponderar processar um restaurante que utilizou o seu nome e imagem para anunciar uma pizza “com uma massa ainda mais fina” do que o corpo da ex-Spice Girl. O anúncio mostra a caricatura de Victoria Beckham numa versão anoréctica, onde a estrutura óssea está extremamente visível. E tem uma seta a apontar para a figura que diz “Isto não é magreza!”. Na caricatura, colada na parte traseira da carrinha do restaurante Sidhu Golden Fish & Chips em Battle Hill, Victoria Beckham usa ainda uma faixa com a mensagem “Ícone da Moda Anoréctica”.

O anúncio é “absolutamente inapropriado, uma vez que trivializa esta doença”, considera a porta-voz da antiga cantora, cita o The Telegraph. Além disso, destaca que “é imprudente difamar a reputação de uma pessoa desta maneira”, referindo-se às insinuações feitas sobre a saúde de Victoria, que nos últimos anos se dedicou a construir uma carreira no mundo da moda.

Soni Sidhu, o gerente da loja de Tyneside, no Nordeste de Inglaterra, responsável pelo anúncio, reagiu numa entrevista à cadeira televisiva britânica ITV reconhecendo “a seriedade das desordens alimentares”, que não pretende desvalorizar. Sem pedir desculpas, pede que os clientes “compreendam o contexto do anúncio” e lembra que não são “um negócio recente a tentar um salto”. Repete que a “anorexia e qualquer doença mental são assuntos muito sérios”.

O gerente argumenta ainda que já tem o anúncio na sua carrinha há cerca de três anos – a razão pela qual só agora receber atenção mediática não é explicada -, e compromete-se a retirá-lo “até ao Natal” e substitui-lo por outro. No entanto, defende-se das acusações, dizendo que as pessoas acham graça ao anúncio. “As pessoas irão recordá-lo e contar aos amigos. Recebe muitos risos das pessoas e é isso que nós queremos”, afirmou Soni.

O gerente disse que a ideia surgiu ao pesquisar a palavra “fina” no motor de busca Google, que lhe devolveu uma imagem de Victoria Beckham. Acrescentou ainda que se sente “injustiçado”, afirmando que “se em 2017, na Inglaterra, se tem de retirar um anúncio, é um dia triste para a liberdade de expressão”, cita o El País.

Em Portugal, a anorexia nervosa afecta 0,4% de pessoas, sobretudo mulheres.