- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
- Aula de Grid Lean Miguel Manso
Exercício
Perder até 900 calorias em 30 minutos? O Grid ajuda e nem precisa de sair do seu quadrado
Manter-se em forma no Verão é uma preocupação para muitos. Ter tempo para ir ao ginásio também. A solução? Treinos de alta intensidade, como é o caso do Grid – a nova modalidade do Virgin Active.
No chão vermelho do Virgin Active do Palácio Sotto Mayor, em Lisboa, está algo semelhante a uma grelha, delineada com fita branca, que demarca bem os 18 quadrados onde vai decorrer mais uma aula de Grid – a nova modalidade no ginásio.
Qualquer um está apto a fazer uma aula desta modalidade, com ou sem prática de exercício físico prévia (e pudemos comprovar isso). “O Grid é bom porque se adapta a todo o tipo de fitness e aos níveis de cada pessoa. Tanto para quem não faz exercício como para quem já anda nisto há meses”, explica ao Life&Style Patrícia Pinto, fitness manager do clube e responsável pela aula.
O Grid apresenta quatro tipos de aulas distintas onde cada parte do corpo é trabalhada consoante o nível de fitness de cada participante. O Life&Style foi desafiado a experimentar esta nova modalidade e calhou-nos uma aula de Grid Lean.
Patrícia Pinto começou por escrever no quadro de informações – que já tinha o tipo de exercícios correspondentes a cada quadrado – o nome de todos os participantes no treino para que fosse mais fácil “puxar por eles” durante os exercícios.
O Grid Lean tem como base um programa feito a pensar na perda rápida de calorias e no reforço do tónus muscular. Cada um no seu quadrado da grelha, os participantes dividem-se em seis estações correspondentes a seis exercícios distintos. Lunges, agachamentos, TRX, flexões ou abdominais fizeram parte do treino de alta intensidade de trinta minutos.
O objectivo é alternar cada estação de exercício – praticados durante 20 segundos – e fazer breves pausas de 10 segundos, ou como quem diz ter 10 segundos para levantar, correr para o outro quadrado e pôr-se em posição para o movimento seguinte.
No fim da aula, não se registaram desistências. Se saímos de lá com menos 900 calorias? Bem, isso depende do esforço que depositámos nos exercícios. O que é certo é que foi uma meia hora que passou a correr e, no fim, as dores nos músculos provaram que afinal até somos capazes.
“A vantagem do Grid é que nós trabalhamos com tempos e não com números. Não é obrigatório cada pessoa fazer 15 abdominais, mas sim que durante aqueles 20 segundos dê o máximo de si, mesmo que faça só cinco ou seis”, refere Patrícia Pinto.
Além do Grid Lean, que nós tivemos oportunidade de testar (e suar com ele), existem o Grid Strong, o Grid Active e o Grid Fit, todos com a duração de 30 minutos.
O Grid Strong foi feito a pensar para os que querem aumentar a massa muscular através de um treino de força e velocidade. O Grid Active tem na sua base trabalhar a coordenação, equilíbrio e mobilidade através da repetição rápida de movimentos básicos permitindo um melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular. Já o Grid Fit explora a vertente da resistência com repetições que duram 30 segundos e a cada intervalo a velocidade aumenta.
“Tenho pessoas aqui que me dizem hoje ‘Ah Patrícia eu nunca pensei ser capaz de fazer isto na vida’. E são pessoas que começaram há um mês e não tinha resistência absolutamente nenhuma e agora vêm ao Grid e superam-se a elas mesmas todas as aulas”, diz entusiasmada a responsável que pôs o Life&Style a fazer agachamentos e flexões.
Qualquer pessoa pode praticar uma das quatro aulas porque o nível de intensidade varia, sendo que o grande objectivo é realizar o maior número de repetições, ou seja, a cada quadrado corresponde um exercício que deve ser executado o maior número de vezes possível.
Os Virgin Active Health Clubs que estão instalados no Porto, Oeiras e no coração de Lisboa ajudam a não perder as rotinas, mesmo estando de férias (ou não). A nova modalidade, operacional desde Junho, pretende que os participantes reaprendam movimentos básicos como empurrar, puxar, agachar ou torcer, numa nova dinâmica de movimento.
Annabel Teixeira, club manager do ginásio, refere que a grande preocupação são os sócios do Virgin Active. “O grupo Virgin tem valores corporativos iguais para todas as empresas da Virgin e um deles é a diversão. Não queremos só que as pessoas venham porque têm a obrigatoriedade de vir ao ginásio, mas também que consigam divertir-se com algumas das nossas ofertas”, explica Annabel Teixeira.
O Virign Active oferece dentro da mensalidade – além do Grid – as restantes aulas de grupo, o acesso ao SPA, piscina e todo o espaço de máquinas e uma avaliação mensal a cada sócio. “Estamos sempre a inovar e os sócios sabem que todos os anos há um investimento forte para que haja um tratamento pessoal e próximo à pessoa”, conclui a club manager.