• Taça com manga e banana decorada com frutos a gosto de Mafalda Pinto Leite
    Taça com manga e banana decorada com frutos a gosto de Mafalda Pinto Leite instagram.com/mafalda_pinto_leite
  • Lasanha vegetariana de Mafalda Pinto Leite
    Lasanha vegetariana de Mafalda Pinto Leite instagram.com/mafalda_pinto_leite
  • Salada com abacate de Joana Limão
    Salada com abacate de Joana Limão instagram.com/joanamlimao
  • Wraps verdes de Joana Limão
    Wraps verdes de Joana Limão instagram.com/joanamlimao
  • Salada de alface, beterraba, abacate e chia de Mariana Pessanha
    Salada de alface, beterraba, abacate e chia de Mariana Pessanha instagram.com/maryanapessanha
  • Quinoa preta, brócolos a vapor, sementes de cânhamo e húmus rosa de Mariana Pessanha
    Quinoa preta, brócolos a vapor, sementes de cânhamo e húmus rosa de Mariana Pessanha instagram.com/maryanapessanha
  • Piza caseira sem glúten de Joana Nobre Silva
    Piza caseira sem glúten de Joana Nobre Silva instagram.com/feltbyheart
  • Panquecas vegetarianas de Joana Nobre Silva
    Panquecas vegetarianas de Joana Nobre Silva instagram.com/feltbyheart
  • Salada de atum fresco com batata doce de Joana Moura
    Salada de atum fresco com batata doce de Joana Moura instagram.com/jocooking
  • Omelete de receita vietnamita de Joana Moura
    Omelete de receita vietnamita de Joana Moura instagram.com/jocooking
  • Papas de aveia com proteína de baunilha de Samantha McMurray
    Papas de aveia com proteína de baunilha de Samantha McMurray instagram.com/eatlovewithlove
  • Salada fresca com tomate e grão de Samantha McMurray
    Salada fresca com tomate e grão de Samantha McMurray instagram.com/eatlovewithlove
  • Palitos de abóbora e batata doce no forno de Sofia Paixão
    Palitos de abóbora e batata doce no forno de Sofia Paixão instagram.com/glutenfreecompaixao
  • Salada crua de primavera de Sofia Paixão
    Salada crua de primavera de Sofia Paixão instagram.com/glutenfreecompaixao
  • Salada com frango e batata doce de Ana Krausz
    Salada com frango e batata doce de Ana Krausz instagram.com/anakrausz
  • Smoothie de colher de Ana Krausz
    Smoothie de colher de Ana Krausz instagram.com/anakrausz
  • Omelete com espinafres e morangos de Catarina Beato
    Omelete com espinafres e morangos de Catarina Beato instagram.com/catarina_beato
  • Panquecas saudáveis de Catarina Beato
    Panquecas saudáveis de Catarina Beato instagram.com/catarina_beato
  • Fusilli com courgette e tomate de Inês David
    Fusilli com courgette e tomate de Inês David instagram.com/__lemonpie
  • Waffles de canela de Inês David
    Waffles de canela de Inês David instagram.com/__lemonpie

Alimentação

Receitas saudáveis: dez contas de Instagram a seguir

Há receitas para todos os gostos – saladas, panquecas, batidos ou papas – e são todas de portugueses.

Com a chegada do Verão, muitos procuram um estilo de vida saudável e que seja mais leve para estes dias de calor. No momento em que a criatividade falha e a dificuldade em inovar nas receitas – já gastas de tanto uso – se apodera dos que assumem o comando da cozinha, por vezes, o Instagram pode ser a solução.

O Life&Style seleccionou dez contas de instagrammers portugueses para o ajudar na tarefa de escolher o que vai comer ao pequeno-almoço, ou naquele almoço tardio de Verão ou até no jantar com os amigos. Desde receitas vegan às que são livres de glúten, predominam as cores vibrantes dos legumes e das frutas frescas. 

Mafalda Pinto Leite (@mafalda_pinto_leite): vegetariana, foi para Nova Iorque para tirar o curso de chef no Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts, uma escola onde o foco é a culinária para a saúde. Alguns livros depois, Mafalda Pinto Leite continua a partilhar nas redes sociais a sua aptidão para a cozinha vegetariana, onde os smoothies e as saladas saltam à vista.

Joana Limão (@joanamlimao): desde pequena que gosta de cozinhar, e desde sempre diz que o seu lema é “saudável e delicioso”. Joana equilibra o seu tempo na cozinha com trabalhos na área da fotografia e do styling de comida. Receitas sem açúcar, sem lactose ou sem glúten caracterizam o seu Instagram.

Mariana Pessanha (@maryanapessanha): naturopata e apaixonada por alimentação saudável. Apercebeu-se de que os seus doentes queriam saber como pôr em prática o que era falado nas suas consultas e começou a dar workshops de naturopatia na cozinha. Partilha no Instagram o seu dia-a-dia e as receitas que vai fazendo, onde a quinoa preta reina nas fotografias.

Joana Nobre Silva (@feltbyheart): decidiu começar a partilhar receitas saudáveis quando percebeu o impacto que a alimentação tinha na vida e no bem-estar das pessoas. Comer os alimentos o mais próximo possível do seu estado natural é o seu lema. Com quase 40 mil seguidores no Instagram, as suas fotografias destacam-se pelas cores vibrantes e por transparecerem um estilo de vida saudável e enérgico.

Joana Moura (@jocooking): arquitecta paisagista, que desde sempre gostou de cozinhar. Mudou de vida aos 30 anos, tirou um curso na Le Cordon Bleu Paris, aprofundou conhecimentos sobre ciência da cozinha e lançou-se no mundo dos workshops. É autora do livro 30 Dias Para Mudar de Vida- Detox Paleo sobre a dieta paleolítica pela qual Joana é apaixonada. No seu Instagram partilha muitas das receitas que confecciona.

Samantha McMurray (@eatlovewithlove): com o seu Instagram pretende criar uma cozinha rápida, fácil e ao mesmo tempo saudável. A portuguesa está actualmente a viver nos EUA e partilha com os seus quase 30 mil seguidores imagens apetitosas das refeições que faz. As receitas estão no seu blogue.

Sofia Paixão (@glutenfreecompaixao): o gosto pela cozinha é genético e na sua cozinha reinam os alimentos integrais e biológicos. Diz não seguir nenhuma dieta em específico, mas como é intolerante ao glúten, todas as suas receitas são livres desta proteína.   

Ana Krausz (@anakrausz): O stress da sua profissão de relações públicas levou a que houvesse um desleixo a vários níveis e, por isso, no início de 2013 tomou a decisão de mudar de vida. Começou a praticar exercício e optou por fazer uma alimentação saudável, eliminou os açúcares e alimentos processados do seu cardápio e a quinoa ocupa o lugar do arroz.

Catarina Beato (@catarina_beato): autora do blogue Dias de Uma Princesa escreveu um livro sobre a sua mudança física, de como adoptou um estilo de vida saudável e conseguiu emagrecer ao mudar a sua alimentação. Partilha com os seguidores o seu dia-a-dia e muitas das refeições, onde admite que o iogurte natural é a sua perdição.

Inês David (@_lemonpie): apaixonou-se pela fotografia e por um estilo de vida saudável. No Instagram Lemon Pie, assim como na app do mesmo, Inês divulga receitas 100% vegan.