Salada Detox de Manga e Curgette (ver receita no fim)
Salada Detox de Manga e Curgette (ver receita no fim) DR

Alimentação

Quer manter o bronze? Há alimentos que ajudam

Depois do bronze, há quem se questione sobre como o manter. O segredo pode estar nos alimentos que ingere.

O Verão bateu à porta esta segunda-feira e, pelo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, as temperaturas altas vieram para ficar. A praia,ou a piscina são o destino de muitos quando o calor aperta. Ao mesmo tempo, cresce o desejo de manter o bronze que resulta desses dias de fruição solar.

Estar deitado ao sol durante horas a fio sem protector solar não é a solução para ficar bronzeado. É, aliás, uma prática que prejudica a saúde de quem o faz.

“O bronzeado e a nossa pele alimentam-se por dentro, se por um lado temos uma vasta gama de protectores e bronzeadores, por outro só conseguimos ter uma pele mais saudável, protegida e pigmentada através de uma alimentação saudável e na escolha correcta dos alimentos”, diz Lillian Barros, nutricionista, em conversa com o Life&Style.

Neste sentido, a especialista em nutrição contou-nos que mais do que ajudar a manter o bronze há alimentos que o estimulam de forma natural e mais saudável que a exposição “desmedida e contínua” ao sol.

“Há uma variedade de alimentos ricos em betacaroteno, o ingrediente fundamental para um bronzeado bonito e natural com pouco sol”, destaca Lillian Barros.

O betacaroteno é um pigmento carotenóide (pigmento natural encontrado em plantas, responsável pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes) presente em alimentos de origem vegetal principalmente com cor alaranjada, como a cenoura, abóbora, manga, papaia ou beterraba. Os betacarotenos são precursores da vitamina A e actuam directamente na produção de melanina, o pigmento do bronzeado.

“A melanina é a responsável pela pigmentação da pele e também pela protecção dos raios solares, por isso a ingestão de alimentos com este ingrediente propicia um bronzeado bonito e ajuda a mantê-lo”, explica a nutricionista.

Tratar da pele e do bronzeado não passa apenas por ingerir alimentos que estimulem a produção de melanina, sendo que combinar vários tipos de vitaminas é o segredo de Lillian para uma pele saudável e mais jovem.

Alimentos ricos em vitamina C e E são cruciais para manter a firmeza dos tecidos cutâneos e ter uma acção antioxidante, respectivamente. “Uso também alimentos ricos em Vitamina C, precursora do colagénio, que conseguem manter uma pele mais jovem. Para alimentos ricos em vitamina E, opta-se pelas sementes e frutos secos”, acrescenta.

Lillian Barros alia os seus conselhos à defesa do consumo de produtos biológicos que, segundo a especialista, são mais saudáveis e obedecem ao ciclo natural de crescimento. “Peguei em todos estes alimentos e fiz em receitas para, de forma natural e saudável, introduzir esses alimentos no nosso dia-a-dia, conseguindo pigmentar a nossa pele de dentro para fora”, diz a nutricionista ao Life&Style.

A agricultura biológica é um processo cuja produção, transformação e controlo dos alimentos é feito segundo normas específicas que protegem o ambiente e o bem-estar animal, salvaguardando os recursos naturais e a saúde pública.

“A agricultura biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola”, pode ler-se no site da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio).

Jaime Ferreira, presidente da Agrobio, disse ao PÚBLICO no final do ano passado, que o interesse na agricultura biológica é crescente em Portugal, sobretudo por parte das gerações mais jovens, sendo que até 2020 espera-se consolidar ainda mais este modelo de produção.

Ao encontro disto, estão os valores de Lillian Barros, autora de livros como Sumos e Águas Detox e Sopas, Saladas e Chás Detox, que acima de tudo alerta para a importância de se praticar uma alimentação com o máximo de produtos biológicos.

A nutricionista promoveu juntamente com os Supermercados Brio, uma rede de supermercados 100% biológicos com mais de três mil produtos naturais e certificados, um conjunto de workshops de receitas saudáveis e que ajudam a manter o bronze. “Partilhamos os mesmos pilares a nível alimentar”, confessa Lillian relativamente a este convite feito pela cadeia de supermercados à nutricionista.

“É importante acreditar na riqueza dos alimentos biológicos. Hoje em dia falamos muito sobre qualidade alimentar, sobre nutrientes e vitaminas, mas esquecemo-nos que os alimentos estão cada vez menos autênticos e não respeitam o ciclo da natureza”, diz a nutricionista ao Life&Style.

Lillian adianta que inúmeras vezes as pessoas ingerem alimentos sem saberem que, para além das vitaminas e minerais, vão os pesticidas e agro-tóxicos de uma agricultura que não é biológica. “Os alimentos biológicos aqui fazem todo o sentido porque estamos a desintoxicar intoxicando-nos através da alimentação saudável”, continua a especialista, alertando que durante a época balnear as pessoas tendem a facilitar e levam para a praia refeições e snacks menos saudáveis, na sua maioria embalados e com alto teor de gordura, açúcar ou sal. “Deixar de lado as batatas fritas e os snacks salgados. Hoje já temos alternativas muito mais saudáveis”, aponta.

Quando a questionamos sobre quais as melhores opções de snacks veranis, tendo em conta a premissa de conservação do bronze, Lillian Barros opta por se focar em fruta e vegetais frescos, argumentando haver uma panóplia de receitas que, para além de saudáveis, são rápidas e simples.

“Podem usar húmus de beterraba para barrar um wrap, por exemplo. Rechear o wrap com vegetais: pimento, proteína limpa como o ovo, frango ou atum”, aconselha a nutricionista. Como alternativa existem as saladas detox onde a fusão da alface ou espinafres com vegetais como a beterraba ou o pepino é essencial para um bom equilíbrio. “Não esquecer a fruta”, relembra Lillian, dando como exemplos a papaia, os morangos e o abacaxi.

E como no Verão cair na tentação e comer gelados pode parecer uma facada na dieta, Lillian Barros afirma que existem muitas escolhas saudáveis para quem quer “pecar”. “Não têm adições de açúcar nem natas, que são o calcanhar de Aquiles dos gelados”, diz Lillian.

“Fora das opções comerciais, existem sugestões caseiras muito boas e saudáveis. Congelar fruta como a banana, a pêra abacate ou frutos vermelhos e colocar no processador dá uma cremosidade incrível, semelhante à de um gelado de compra”, recomenda a especialista em nutrição. Adicionar ingredientes como canela, hortelã ou sementes de chia é outro dos seus conselhos.

O Life&Style pediu à nutricionista algumas receitas saudáveis para o Verão, cujos alimentos utilizados ajudam a manter o bronzeado e a firmeza da pele. 

 

Salada Detox de Papaia e Rúcula

Ingredientes:
Cerca de 150g de rúcula 
2 cenouras
2 tomates
1/2 papaia
1/4 pepino
2 c. sopa de sementes de linhaça ou trigo sarraceno germinado
2 c. sopa de amendoins
Modo de preparação:
Depois de lavados os vegetais corte-os a seu gosto e disponha-os no prato. No final junte as sementes e o molho detox da sua eleição. Pode encontrar esta e muitas outras receitas no livro sopas saladas e chás detox.

 

Salada Detox de Manga e Curgette

Ingredientes:
Cerca de 150g de rúcula e agrião
1/2 manga aos cubos
1 curgete pequena cordata em spirali ou rodelas finas
2 tomates chucha
4 cogumelos paris laminados 
1/4 de cebola roxa 
2 c. sopa de sementes de sésamo

Modo de preparação:
Depois de lavados os vegetais corte-os a seu gosto e disponha-os no prato. No final junte as sementes e o molho detox da sua eleição. 
 

Sumo Bronzeado em Estado Líquido

Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
2 mãos de frutos vermelhos 1/4 de pepino
2 cenouras
10 folhas de hortelã
1 c. sopa de sementes de cânhamo 
1 c. sopa de chia
400 ml de água de coco

Modo de preparação:
Lave muito bem e prepare todos os ingredientes previamente. Corte grosseiramente os alimentos a utilizar e coloque-os no copo da liquidificadora.
Triture tudo até obter uma textura homogénea. No final ajuste o consistência juntado água a gosto.

Húmus de beterraba com palitos de cenoura, pepino e pimentos vermelhos

Ingredientes:
250g de grão de bico cozido
1 limão
1 dente de alho
60g de pasta de grão de sésamo 1/4 de beterraba
Sal qb
1 c. sopa de azeite
2 c. sopa de água
Cominhos em pó q.b.

Modo de preparação:
Coloque em primeiro lugar na sua liquidificadora ou robot de cozinha a pasta de sésamo com o sumo de limão e o grão de bico cozido. Misture durante alguns segundos. Junte o azeite, o limão sem casca e caroços, a beterraba o alho, o sal e os cominhos e volte a triturar até obter uma textura homogénea.
A pasta fica normalmente bastante espessa, pouco cremosa e ainda com alguns grãos por triturar. É nesta altura que acrescento as colheres de água e volto a triturar por mais 2-3 minutos. Sirva utilizando um fio de azeite virgem extra e uma folha de hortelã.

Texto editado por Cláudia Lima Carvalho