Ourivesaria portuguesa quer chegar a novos públicos com novos designers
Do Japão aos Estados Unidos é o itinerário da Portuguese Jewellery Newborn para os novos designers.
A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) quer promover os novos designers da joalharia e, por isso, criou a marca Portuguese Jewellery Newborn. O objectivo é apoiar os mais novos a expor e vender os seus trabalhos no país e no estrangeiro.
A associação pretende que a Portuguese Jewellery Newborn vá, com estes novos designers, entre outros, a feiras e concursos nacionais e internacionais. A primeira exposição – evento que assinalou o lançamento da marca – realizou-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, no dia 7 de Abril. Nesta exposição estiveram presentes Ana João Jewelry, Bruno da Rocha, Iglezia, Inês Telles Jewelry, Joana Ribeiro, Mater, Minha Joia Atelier, Nuuk e Sopro.
Com esta iniciativa, a associação pretende também aumentar a notoriedade do sector e o volume de negócios. “Vamos pegar em gente nova, com pouca capacidade de investimento, mas com produtos altamente sedutores e ideias muitíssimo boas”, explica Fátima Santos, secretária-geral da AORP, acrescentando que os preços das peças podem variar entre os 50 e os 2000 euros, uma vez que além dos tradicionais metais nobres, a prata e o ouro, os designers também usam outros materiais como porcelana e pêlo sintético. As peças podem ser vistas no site da associação.
“Nós somos um micro sector que trabalha para o mercado interno e vimos a possibilidade de nos expandir, e temos tido um grande volume de negócios para exportação. O Estado português tem apoiado. O que é muito estimulante para uma associação, ir abarcando todos estes projectos transversais para o sector “, analisa Fátima Santos. Este é um investimento de 1,9 milhões de euros, num "sector de grande tradição" em Portugal, conclui.
Texto editado por Bárbara Wong