DR

O gato das botas

Há um desodorizante antiquíssimo que desodoriza mesmo sem recorrer a porcarias que podem fazer mal à gente

Há mais de cinco anos que a Maria João e eu usamos um desodorizante que desodoriza absolutamente durante 18 horas.

Há mais de cinco anos que a Maria João e eu usamos um desodorizante que desodoriza absolutamente durante 18 horas. É uma pedra mineral em forma cilíndrica. Não mancha. Não suja. Não tem cheiro nenhum. Só desodoriza.

A marca é Crystal e o formato é o Deodorant Stick. Cuidado que já há muitas imitações. Na fantástica casa de chá e loja Quintal Bioshop (Rua do Rosário, 177, Porto, tel.: 222 010 008) custa apenas 6,20 euros. O site do original é thecrystal.com. Há um site húngaro que o vende mas os portes são caríssimos. Na Amazon.co.uk custa 5,19 libras, fora os portes.

Um stick de 125 gramas dura um ano inteiro, se for usado todos os dias. Um ano ou mais, é verdade. A companhia é dos EUA mas os sticks são produzidos na Tailândia.

A Crystal começou com o stick mas agora tem muitas variantes, incluindo um stick “para homens” que parece ser exactamente igual ao original que é “unissexo”, essa palavra horrenda que significa para homens e mulheres.

O ingrediente é descrito como Ammonium Alum (Mineral Salt). Para quem, como eu, não percebe nada de química, sugiro a leitura do excelente artigo que está disponível online e que se baseia num trabalho prático que foi executado por 40 alunos do 11.º ano na disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco II.

O artigo chama-se “Cristalização: Síntese de Sais Duplos” e foi escrito por Clementina Teixeira, Ana Tavares Sousa e Isabel Trigueiros.

Ora, se não me engano (fraca probabilidade) Ammonium Alum é sulfato de alumínio e amónio (alúmen). O outro alúmen é o de potássio, que é sulfato de alumínio e potássio. Este último também é conhecido como pedra hume.

Também há desodorizantes feitos com alúmen de potássio mas só posso falar daquele que conheço há cinco anos.

Os desodorizantes de alúmen são gabados por só conterem um sulfato duplo, a que chamam sal mineral. Não têm mais nada. Nomeadamente não têm alumínios potencialmente tóxicos (como o hidrato de cloro-alumínio e o zircónio de alumínio), nem ftalatos nem parabenos.

Não sendo verdade que não contém alumínio (senão não se chamaria alúmen) pensa-se que as moléculas são grandes de mais para penetrar a pele.

No maravilhoso portal Barbear Clássico (barbearclassico.com) há pessoas que usam um stick da marca portuguesa 444 como desodorizante.

Um paralelepípedo de 100 gramas custa à volta de 2 euros e vem numa embalagem inconfundível. Os ingredientes são, sem acento, alumen de potássio e água. As funções indicadas na caixa são “After Shave Hemostática e Cicatrizante”.

Para mim a embalagem portuguesa mais gira de todos os tempos é a carteira de 12 lápis hemostáticos da marca Cutoline 444. Aqui o ingrediente é sulfato de alumínio.

Finalmente, há uma agradável geleia 444 “para depois do barbear” que é “altamente refrescante e amaciadora da pele”.

Telefonei para a loja da produtora da 444 — a Maria Teresa e Proença Lda., no Largo dos Loios, 55, no Porto — onde me disseram, com convincente firmeza, que os produtos 444 se destinavam apenas às funções hemostática e cicatrizante e que de modo nenhum serviam de desodorizante.

No entanto, atendendo a muitos testemunhos online e ao facto de o único ingrediente (para além da água) da pedra 444 ser alúmen de potássio, é possível que possa ser usada como desodorizante. O Celeiro vende um desodorizante de pedra de alúmen por 10,59 euros.

Mas, lá está, o único que posso recomendar é aquele que usamos há cinco anos, sem razão de queixa. É certamente mais saudável do que os desodorizantes que se vendem para aí mas é preciso dizer que não tem quaisquer propriedades anti-transpirantes. Sua-se à mesma só que não cheira mal graças à força antisséptica do alúmen de amónio.

Também só funciona bem se a pele ainda estiver molhada depois do duche e é preciso deixar secar durante uns doisminutos. Se a pele já tiver secado, molha-se a pedra com umas gotas de água. Custa um bocadinho a aprender mas vale a pena.