Adriano Miranda

Conhece o verdadeiro sabor dos alimentos?

Praticar uma alimentação saudável inclui também a escolha de métodos culinários saudáveis que possam oferecer vantagens nutricionais extras.

Cozinhar a vapor está na moda e é um dos métodos culinários mais saudáveis. Realça o sabor genuíno de cada alimento e preserva nutrientes essenciais. Quando comparamos com outros métodos culinários, os alimentos cozinhados a vapor contêm um valor superior em vitaminas, em minerais e também em substâncias com fortes propriedades antioxidantes.

Praticar uma alimentação saudável inclui também a escolha de métodos culinários saudáveis que possam oferecer vantagens nutricionais extras. Cada vez estamos mais conscientes que com a correria do dia-a-dia, o stress, que nunca nos larga, e os vários erros alimentares que vamos praticando ao longo do dia, com o decorrer do tempo, acabam por comprometerem saúde.

Para colmatar, este fato da vida moderna, necessitamos, constantemente, de repor nutrientes indispensáveis, como por exemplo, as substâncias com capacidade antioxidantes. Estes são capazes de neutralizar substâncias nefastas ao nosso organismo. São uma ajuda essencial para se enfrentar o dia-a-dia com mais vitalidade.

Outro problema da atualidade é saber gerir o tempo, que na verdade não é uma tarefa fácil. Cozinhar a vapor é um aliado da vida moderna, porque é rápido, confere sabor e uma boa aparência aos alimentos. A outra grande vantagem é que não acrescenta calorias aos alimentos. Ideal para quem quer estar em forma e dizer adeus a uns quilinhos extra.

Os alimentos cozinhados por este processo tornam-se mais fáceis de digerir e não são agressivos para o nosso organismo. É possível cozinhar a vapor os mais diversos alimentos, como por exemplo, peixe, carne, passando pelos legumes e alguns tipos de fruta.

Para dar um toque requintado a estes alimentos pode temperá-los com ervas aromáticas e especiarias. Um dos grandes segredos é aromatizar a água com sumo de limão ou laranja e também pode colocar-se a raspa ou casca destes alimentos, vegetais aromáticos, como a cebola, o alho, o alho francês, o funcho e também uma mistura de ervas aromáticas e especiarias. Quando não tem especiarias em casa, use uma saqueta de chá de ervas para aromatizar a água.

Faça escolhas mais saudáveis e equilibradas!

Nutricionista da Unilever