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Loja

Melie: um “destino de compras” de moda contemporânea

Natacha Esmail viveu em Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Trouxe na bagagem uma ideia de negócio de moda – nasceu online a Melie Store, “um destino de compras”.

Ir às compras deixou de significar entrar num centro comercial e vasculhar os cabides. Do conforto do sofá ou num intervalo de trabalho é possível aceder às prateleiras de roupa e acessórios online de lojas do outro lado do mundo. A Melie, lançada no início de Março por Natacha Esmail, oferece esta experiência cómoda mas com marcas exclusivas – a marca das irmãs Jenner, Kendall e Kylie, é uma das que constará no portefólio da loja ainda em Março. “Seremos a única loja online na Europa a tê-la”, desvenda a fundadora.

“Estudei e vivi em Inglaterra, fiz Erasmus no Rio de Janeiro e um curso de moda em Nova Iorque, por isso estive exposta a muitas marcas. Senti que não só em Portugal, mas na Europa, havia muitas marcas a passar despercebidas”, conta Natacha, numa conversa telefónica com o Life&Style, dias depois da Melie ficar online pela primeira vez. As marcas For Love and Lemons, da Califórnia de estilo boho e festivaleiro, ou a australiana Misha Collection, são alguns desses casos, exemplifica.

Natacha Esmail estudou marketing em Inglaterra e escreveu uma tese de mestrado sobre moda online. “Há cinco anos, quando fiz a tese, a realidade do online ainda não fazia parte da vida das mulheres que fazem compras. Sempre me interessou muito a forma como as empresas e as marcas conseguem transpor a experiência que é ir à loja e experimentar e tocar, para a realidade virtual”, explica.

De regresso a Portugal, trabalhou no marketing da loja multimarca Fashion Clinic durante um ano. “Foi onde vi como as coisas aconteciam e onde me surgiu a ambição de ser buyer mas sentia que não tinha formação para tal”, recorda. Candidatou-se à Parsons, uma das mais conceituadas escolas de moda do mundo e a 4.ª no ranking de licenciaturas do site especializado Business of Fashion, estudou a parte do negócio de moda e estagiou nas casas de moda Fendi e Chanel.

A criação da Melie surge depois deste “roteiro criativo” de Natacha. O grande objectivo, frisa, “é trazer marcas internacionais para o mercado europeu”. Marcas que “são o boom lá fora” e que ainda não chegaram a Portugal – 90% das marcas disponíveis, não se vendem em mais nenhum ponto do país, são "exclusivos" da Melie online.

Neste momento há 13 marcas a ser comercializadas (Adriana Degreas, Água de Coco, AQ/AQ, Blueman, Carina Duek, C/Meo Collective, Farm, Loft 747, Misha Collection, Nookie, Plural, Pynablu e Schutz), e outras a serem pensadas e negociadas. Ainda este mês de Março, ficará disponível a marca de pronto-a-vestir Kendall + Kylie, das irmãs Jenner.“É uma pesquisa incessante mas acho que conseguimos uma oferta interessante e de mercados longínquos”, comenta Natacha Esmail.

O público-alvo da loja é o europeu, frisa a criadora, e daí o envio (com portes pagos) para toda a Europa. Para Portugal, o envio é gratuito e permite a visita ao showroom da marca (em Paço de Arcos, sob marcação) para experimentar peças. “É um desafio porque estamos a trazer marcas que as pessoas não conhecem a preços que são propriamente os do nosso mercado”, realça – o tipo de marcas que a Melie oferece “não são de luxo”, são “marcas contemporâneas” e os preços são médio-altos.

“Queremos reeducar os clientes, apresentar-lhes as marcas e garantir que temos qualidade e que vale a pena pagar por isto”, diz, realçando que este “primeiro contacto físico” poderá, depois, levar as pessoas a comprar pelo online e não recear esse mundo.