Gastronomias do mundo
O “arenque com casaco de peles” do Stanislav
Durante 12 semanas, apresentamos 12 receitas internacionais ilustradas. A primeira é a salada schuba do Stanislav.
As origens da Schuba
A salada schuba é também conhecida como “arenque com casaco de peles” porque o peixe aparece “vestido” com várias camadas de legumes (schuba significa casaco). Existe uma lenda segundo a qual a receita foi criada pelo comerciante Anastas Bogomilov, dono de vários restaurantes em Moscovo no início do século XX. Sendo uma época de grande agitação política e discussões acaloradas que por vezes acabavam em violência, Bogomilov tentou acalmar os seus clientes criando esta salada, que pretendia simbolizar uma união nacional.
A schuba, que terá sido servida pela primeira vez na noite de Ano Novo de 1919, tinha o vermelho das beterrabas, simbolizando a bandeira, e as batatas, que eram a comida dos camponeses e operários. A schuba popularizou-se pelos países da antiga União Soviética e é um prato servido nos dias de festa, sobretudo na passagem do ano.
A beterraba
É, nesta salada, o ingrediente que dá mais cor. É uma raiz da planta Beta Vulgaris, de cor vermelha muito intensa e sabor que pode ser levemente adocicado mas também muitas vezes descrito como “de terra”. Era já referida tanto na Antiguidade, pelos gregos e romanos (supostamente ainda não tinha a cor que a caracteriza e era apreciada mais pelas folhas), mas chegou ao continente europeu através da Alemanha e popularizou-se sobretudo na Europa de Leste e Escandinávia.
O restaurante
O Stanislav — que aqui apresenta a sua receita da salada schuba — nasceu em 2001 no Monte Estoril, mas em Janeiro de 2014 mudou-se para a Rua de São José, paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Hoje quem está à frente do espaço é Stanislav Benderschi, mas quem fundou o primeiro restaurante foram os seus pais, imigrantes vindos da Moldávia para Portugal, e que decidiram dar à casa o nome do filho. “No Stanislav Avenida mantém-se tudo menos a localização”, explica Stanislav. “Fazemos uma comida honesta, saudável e com gosto, e com os pratos típicos da Europa de Leste.” É, explica, uma cozinha mais à base de carne do que de peixe, com couves e outros legumes, por vezes marinados. Nos pratos que compõem a carta do Stanislav encontram-se ingredientes como a smetana (natas azedas) que se usa, entre outras coisas, no borscht, a tradicional sopa à base de beterraba; ou o Bryndza, um queijo típico da Moldávia e outros países do Leste; e, claro, o vodka, que aqui pode ser experimentado puro (de várias marcas) ou em cocktails.
Stanislav
Rua de São José, 182
Lisboa
Para comprar o arenque:
Mini Mercado Berezka
Av. Dom Pedro I 197-C
Cascais
Ingredientes
Azeitona preta (1 unidade)
Rodela limão (1 unidade)
Batata (1 unidade)
Beterraba (1 unidade)
Ovo (1 unidade)
Cenoura (1 unidade)
Filete de Arenque (100g)
Molho à base de maionese (50g) - 0% gordura
Preparação
1. Limpamos o arenque, retirando pele e espinhas. Após obter um filete, cortamos em quadradinhos.
2. Cozemos todos os legumes e o ovo.
3. Após os legumes estarem cozidos, retiramos a pele e cortamos em pequenos quadrados.
4. Usando um anel redondo (para criar forma), colocamos os legumes uns por cima de outros da seguinte maneira:
a. Batata, que logo cobrimos com o molho de maionese
b. Arenque, mais uma vez colocamos molho de maionese
c. Cenoura, mais uma vez cobrimos com o molho de maionese
d. Beterraba por cima dos passos a,b e c e mais uma vez cobrimos com o molho
e. Usando ralador (o mais fino) ralamos o ovo cozido por cima da salada
5. Por fim decoramos a salada com uma rodela de limão e azeitona preta.