JUMANA EL HELOUEH/REUTERS

Jardinagem

As tulipas gostam do frio

Saiba tudo o que precisa para ter estas flores vistosas no seu jardim.

Há quem pense que as tulipas são oriundas da Holanda, mas a história é muito diferente. Elas vieram da Pérsia – e isso explica a sua predilecção por invernos rigorosos. Saiba tudo o que precisa para ter estas flores vistosas no seu jardim. 

Onde nasceram as tulipas?
Ao falar de tulipas, logo as associamos à Holanda. Há até quem pense que são originárias deste país, mas a história é muito diferente.

As tulipas tiveram a sua origem na região da Pérsia e Ásia Central, sendo cultivadas no Império Otomano, pelo menos desde o século X. Em 1573 o botânico Carolus Clusius trouxe os primeiros bolbos para Viena de Áustria, e vinte anos mais tarde levou-os para a Holanda, quando foi nomeado director de Jardim Botânico de Leiden. A partir de então, as tulipas tornaram-se uma flor muito procurada nesse país, dando origem a uma actividade de produção de bolbos e venda de flores que foi crescendo ao longo do tempo até atingir a grande dimensão que tem nos dias de hoje.

No caso das plantas de jardim, especialmente no caso das tulipas, temos de conhecer região onde nasceram para perceber as suas preferências de solo e de clima, e assim saber como as tratar. A região berço das tulipas, que corresponde aos actuais Irão, Afeganistão ou Cazaquistão, tem um clima seco, com Verão quente e Inverno muito frio. Isso explica o frequente insucesso da sua cultura em Portugal, nas regiões de clima mais ameno, próximas do mar. Falta-lhes frio.

Diversidade de cores e formas
As tulipas dão cor ao jardim no final do Inverno, quando ainda há poucas flores abertas. São fáceis de cultivar e adequadas à cultura em vasos ou floreiras, porque a planta vive essencialmente das reservas contidas no bolbo.

A flor apresenta grande diversidade de cores e de formas. Podem ser singelas ou dobradas, em forma de taça ou de copo, com pétalas redondas ou pontiagudas. As cores podem ser lisas ou variegadas, e vão desde o branco até à cor púrpura muito escura, a chamada tulipa negra. As cores mais populares são amarelo, laranja, encarnado, azul ou misturas destas cores. Com tamanha diversidade, o difícil é a escolha.

Como plantar
Os bolbos devem ser plantados no Outono, entre Outubro e Dezembro. Se for uma região fria, como por exemplo o interior Norte, os bolbos começam por dar raízes e mais tarde folhas e flores, após terem sofrido o efeito das baixas temperaturas. Foi assim que se adaptaram ao Inverno da sua região de origem.

Se comprar bolbos na Holanda e os quiser plantar na região de Lisboa, ou noutra zona do país de Inverno ameno, precisa de substituir o frio natural por uma estadia no frigorífico, durante pelo menos um mês, antes de os plantar no jardim. Se os não tratar pelo frio, os bolbos continuam dormentes e não vão dar folhas novas, ou se derem algumas folhas nunca chegarão a produzir flores.

Os bolbos plantam-se com o “bico” voltado para cima, a 10-15cm de profundidade, num solo bem drenado e grosseiro, espaçados 12 a 20cm, o que dá cerca de 25 a 50 bolbos por metro quadrado. Plantar os bolbos mais apertados melhora o efeito visual da mancha de cor das flores. Plantar mais espaçad, fica mais barato porque se gastam menos bolbos, mas a cor não sobressai. Deve-se escolher a zona mais fria do jardim, que não apanhe sol de chapa, para que a terra não esteja demasiado quente.

Aproveitar bolbos para o ano seguinte
As tulipas irão florir em Março ou Abril, conforme a data de plantação e o clima da zona, e requerem poucos cuidados. Basta tirar as ervas e ver se não há lagartas a roer as folhas. A chuva basta para mante o solo húmido, não precisando de rega.

Entretant, o bolbo velho que foi plantado no Outono morreu e começou a dar origem a um bolbo novo. Se quiser aproveitar estes bolbos para uma nova plantação, aplique um adubo completo no solo antes da floração, regue se necessário, e corte as flores quando as pétalas começarem a cair. As folhas devem estar sãs, pois são elas que vão alimentar o novo bolbo, que está a crescer. Cultive as plantas com cuidado, durante cerca de dois meses, até as folhas começarem a murchar. Deixe secar o terreno e desenterre os bolbos. Seleccione os de maior tamanho e coloque-os num local quente e seco durante todo o Verão. Em Setembro meta-os no frigorífico para quebrar a dormência e volte a plantar no Outono.

Cultivar tulipas é fácil, desde que não se esqueça que elas gostam de frio.

Associação Portuguesa de Horticultura