Redes sociais
H&M e Balmain, ou como o Instagram inspira a moda e está na moda: 25 contas a seguir
Olivier Rousteing, director criativo da Balmain, tem 1,6 milhões de seguidores no Instagram e desenhou uma colecção luxuosa para os fãs com menos dinheiro. O Life&Style seleccionou 25 dos instagramers mais influentes do mundo da moda.
Nas horas após a apresentação oficial da colecção da Balmain para a H&M, desenhada pelo seu director criativo Olivier Rousteing, as 110 peças da colecção para homem e mulher, quem as vestiu e quem actuou no desfile estavam em todo o lado – Instagram, Facebook, vídeos rápidos no Snapchat. O fenómeno é reflexo do interesse em mais uma colaboração especial da H&M mas também dos 1,6 milhões de seguidores de Rousteing, de 30 anos, e do crescente impacto das redes sociais na indústria da moda e no seu dia-a-dia. Seleccionámos 25 das contas de Instagram mais seguidas, mais influentes ou mais interessantes da moda mundial e portuguesa.
A expectativa em torno da 11.ª colaboração da marca sueca de moda rápida H&M começou em Maio, quando foi anunciada na passadeira vermelha dos Billboard Music Awards, em Las Vegas, Estados Unidos. À pergunta “que designer estão a vestir?”, as modelos Kendall Jenner – com um blazer curto em veludo preto com pérolas brancas a fazer de vestido – e Jourdan Dunn – de mini-saia em cetim vermelho, cinto dourado e camisola azul com transparências, detalhes entrançados e metalizados – responderam: “Balmain para a H&M”. Rousteing acompanhou-as e criou uma hashtag própria para celebrar: #HMBalmaination. “Sou o dono desta hashtag e vejo-a todos os dias. Quero que todas as pessoas tirem fotografias nos cartazes à porta da loja, nos provadores, e me mostrem como estão a vestir as peças à sua maneira”, contou à Marie Claire britânica.
Um dia depois da apresentação em Nova Iorque, a 20 de Outubro, a hashtag tinha 21.800 entradas. Esta quinta-feira, 5 de Novembro, dia em que a colecção – peças com o ADN da marca francesa Balmain, blazers ou camisas bordados com pérolas, vestidos com 250 mil pedras, blusões biker com apontamentos dourados, vestidos com lantejoulas mais extravagantes, ombros acentuados – chega oficialmente a 250 lojas H&M em todo o mundo (e também à loja online), há já mais de 54 mil entradas.
A estratégia de Rousteing, que chegou à Balmain em 2011, com 25 anos, é aproximar-se dos fãs digitais – apesar dos preços proibitivos da sua moda de luxo e, por isso, sinónimo de exclusividade, o criador acredita que a moda “pode e deve ser inclusiva”. “A moda está a mudar e as redes sociais são uma das coisas mais importantes e revolucionárias desta indústria. O Instagram é uma nova forma de comunicar a marca, publicitá-la.”
A conta oficial da Balmain Paris (instagram.com/balmainparis) tem 2,7 milhões de seguidores. A de Olivier Rousteing tem 1,6 milhões e não serve apenas para partilhar fotos de peças ou do processo de criação; é uma conta que permite partilhar “coisas normais do dia-a-dia” e “manter os pés bem assentes na terra”, confessou Rousteing à modelo e it girl Alexa Chung num episódio da série web The Future of Fashion para a Vogue britânica. É neste perfil de Instagram pessoal que Olivier Rousteing partilha selfies com as amigas Kendall Jenner, Gigi Hadid, Jourdan Dunn (estrelas da campanha da colecção da Balmain para a H&M), Rihanna ou Kim Kardashian, fotos de infância, de refeições. E lê grande parte dos comentários que lhe escrevem – é lá que procura inspiração e percebe como é entendida a moda noutros países, noutras culturas.
De todas as colaborações da H&M com designers (que já incluiu nomes como Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Commes des Garçons, Lanvin, Versace ou, em 2014, Alexander Wang), esta é uma das que tem preços mais altos (dos 29,99 aos 499 euros). “Não é uma colecção para o habitual consumidor da H&M mas, para muitos, será uma razão para poupar dinheiro e ter, finalmente, uma peça desenhada por um dos mais jovens e celebrizados designers da actualidade”, considera o britânico Observer. “Ou pelo menos, resultará num bom momento para o Instagram”.
O desfile Primavera/Verão 2016 da Balmain foi, aliás, o mais instagramado de toda a temporada, de acordo com a rede social. Os lucros das colaborações anuais com designers são apenas uma pequena percentagem do lucro total da H&M, estima o site especializado Business of Fashion, mas os benefícios de marketing, medidos em milhares de milhões de referências nas redes sociais são “significativos e ajudam a aumentar a percepção positiva acerca da marca e acaba por levar mais consumidores às lojas H&M”.
Os fashionistas aceitaram o repto e fizeram a sua própria festa: a Internet tornou possível consumir as imagens dos produtos meses antes de chegarem às lojas esta quinta-feira, de as desejar – e de partilhar esse desejo. Pelas redes sociais há montagens com as peças de roupas preferidas, looks sugeridos, contagens decrescentes. Alguns dos fãs são também bloggers que se tornam influenciadoras globais, há fotógrafos que apontam a sua lente para a it girl que tem acesso, em primeira mão, às peças. E o buzz nunca pára. O Instagram está na moda e tornou-se uma das suas ferramentas mais actuais. Estes são alguns dos seus protagonistas, numa altura em que uma marca acessível partilha o seu espaço com uma casa de luxo. Partilhar, inspirar, publicitar – like?
25 Instagrams
Olivier Rousteing (@olivier_rousteing) – 1,6 milhões de seguidores
O director criativo da Balmain, de 30 anos, pensa no Instagram como uma plataforma de aproximação aos fãs mas também como uma maneira de manter os pés “bem assentes na terra” e mostrar o seu dia-a-dia comum. Tem mais de três mil publicações.
Leandra Medine (@manrepeller) – 1,1 milhões de seguidores
Leandra Medine, de 26 anos, tem fotografias dos seus looks ou sugestões de combinações de peças improváveis no Instagram, que complementam as suas publicações do Man Repeller, um blogue de moda e estilo que começou durante a faculdade. A sua conta na rede social é como o blogue – uma plataforma “humorística para moda séria”, descreve.
Chiara Ferragni (@chiaraferragni) – 4,8 milhões de seguidores
A italiana Chiara Ferragni, de 28 anos, foi a primeira blogger a posar para a capa da revista Vogue espanhola, já colaborou com várias casas de moda e tem uma marca própria de sapatos e acessórios (Chiara Ferragni Collection). No Instagram publica fotografias de produções de moda com roupas saídas das passerelles ou viagens.
Kristina Bazan (@kristina_bazan) – 2,1 milhões de seguidores
Kristina Bazan tem 22 anos e tem um blogue de moda e estilo com mais de dois milhões de visitas mensais e foi escolhida pela L’Oréal Paris para embaixadora da marca. No Instagram, tem fotografias com os fãs (combina regularmente instameets com os seus seguidores), de ofertas das marcas, pequenos-almoços de hotel ou produções de moda.
Camila Coelho (@camilacoelho) – 3,4 milhões de seguidores
Camila Coelho é uma blogger e maquilhadora brasileira e tornou-se célebre quando criou um canal de YouTube e blogue (Super Vaidosa) com tutoriais de maquilhagem. No Instagram, partilha dicas de compras de produtos de beleza, os seus conjuntos do dia e os vários locais que visita.
Sara Sampaio (@sarasampaio) – 2,1 milhões de seguidores
Sara Sampaio, de 23 anos, tornou-se um Anjo da Victoria’s Secret em Abril deste ano. No Instagram partilha selfies, dicas de treino, fotografias de viagem, desportos radicais ou produções fotográficas ousadas.
Scott Schuman (@thesartorialist) – 699 mil seguidores
Scott Schuman é um blogger norte-americano e fotógrafo de moda. No Instagram raramente reproduz fotografias publicadas no blogue – prefere publicar imagens sem retoques que tira no momento, seja de pessoas com quem se cruza em viagens ou nos bastidores de um desfile de moda numa semana de moda internacional.
Camila Coutinho (@camilacoutinho) – 1,5 milhões de seguidores
A brasileira Camila Coutinho é licenciada em design de moda e tem um blogue chamado Garotas Estúpidas para partilhar novidades de moda, beleza e de celebridades. Tem quase cinco mil fotografias publicadas no Instagram.
Felipe Oliveira Baptista (@felipeoliveirabaptista) – 13,6 mil seguidores
O criador português é director criativo da Lacoste e utiliza o Instagram para publicar as suas ilustrações, rabiscos do seu processo de criação e outras fotografias a pormenores que encontra no dia-a-dia. Tem 3150 fotografias partilhadas.
Tommy Ton (@tommyton) – 249 mil seguidores
O fotógrafo canadiano Tommy Ton começou a sua carreira como blogger de street style e tornou-se fotógrafo de moda profissional, depois de colaborar vários anos com o extinto Style.com.
Marques’Almeida (@marques_almeida) – 42,3 mil seguidores
A dupla portuguesa Marta Marques e Paulo Almeida venceu a 2.ª edição do LVMH Prize, da Louis Vuitton, em Maio. Na rede social, partilham ofertas de trabalho, dão a conhecer vendas privadas ou teasers de novas colecções.
Alexandra Pereira (@lovelypepa) – 927 mil seguidores
A blogger espanhola Alexandra Pereira, responsável pelo Lovely Pepa, tem nove mil fotografias no Instagram. A sua cadela Pepa é uma das protagonistas de muitos dos seus looks do dia. Alexandra partilha também imagens de decoração de interiores ou de novos produtos.
Aimee Song (@songofstyle) – 2,9 milhões de seguidores
Aimee Song documenta as suas escolhas de roupa diariamente no Instagram e no blogue Song of Style.
Mario Testino (@mariotestino) – 1,7 milhões de seguidores
O conceituado fotógrafo peruano mostra fotografias exclusivas de festas privadas ou de sessões fotográficas, muitas delas tiradas com o seu telemóvel. “Adoro o Instagram, é como se fosse a minha própria revista. É óptimo ter um feedback instantâneo e um envolvimento imediato com as pessoas”, disse Testino, de 61 anos, à Marie Claire britânica.
Anna Dello Russo (@anna_dello_russo) – 963 mil seguidores
Anna Dello Russo é editora de moda da revista Vogue Japão e actualiza o seu Instagram com os seus coordenados extravagantes e imprevisíveis, bastidores de produções fotográficas ou fotografias de festas exclusivas.
Suzy Menkes (@suzymenkesvogue) – 153 mil seguidores
Suzy Menkes é uma das mais influentes jornalistas de moda e trabalha para a Vogue Internacional. No Instagram faz curtas reviews de desfiles de moda ou exposições.
Mirolasva Duma (@miraduma) – 1,2 milhões de seguidores
A russa Mirolasva Duma é uma das it girls que mais aparece em fotografias de street style, já trabalhou para a revista Harper’s Bazaar russa e é editora do site Buro 24/7.
Karlie Kloss (@karliekloss) – 3,4 milhões de seguidores
A modelo norte-americana de 22 anos já desfilou para algumas das mais importantes casas de moda, foi um Anjo da marca de lingerie Victoria’s Secret, é o rosto da L’Oréal Paris e já fez várias capas de revista. Lançou um canal de YouTube em Julho e partilha diariamente no Instagram fotografias do dia-a-dia ou excertos dos seus vídeos.
Kendall Jenner (@kendadalljenner) – 40,4 milhões de seguidores
É uma das personalidades com mais seguidores na rede social Instagram (a irmã, a socialite Kim Kardashian, tem 51 milhões) e uma das modelos do momento. Protagoniza a campanha da Balmain para a H&M ao lado de Jourdan Dunn e Gigi Hadid, e aos 20 anos já desfilou para as maiores casas de moda internacionais – em Novembro estreia-se na passerelle da Victoria’s Secret. No seu perfil tem fotografias de festas de aniversário com outras figuras conhecidas, vídeos com as irmãs, selfies ao acordar ou fotografias oficiais de campanhas publicitárias.
Alexander Wang (@alexanderwangny) – 1,3 milhões de seguidores
O designer norte-americano de 31 anos teve a seu cargo as colecções de pronto-a-vestir de mulher, homem e acessórios da Balenciaga até Setembro. Actualmente concentra-se apenas na sua marca homónima e partilha no Instagram fotos de castings, bastidores e campanhas da marca.
Luís Borges (@luis_borges_model) – 75,6 mil seguidores
O modelo português de 26 anos tem no currículo campanhas para marcas internacionais e já desfilou para a Dior Homme, Hermès ou DKNY. Tem um blogue de moda chamado The Afro Boy. No Instagram tem fotografias com peças de roupa que ainda não chegaram às lojas, ofertas das marcas e momentos em família.
Maria Guedes (@stylista_mg) – 38,8 mil seguidores
Maria Guedes é licenciada em design de moda, estagiou com Zac Posen e Jill Stuart em Nova Iorque. É consultora de moda, criou o blogue Stylista (mariaguedes.sapo.pt) em 2009. No Instagram tem quase três mil publicações com sugestões de compras, looks do dia, ou refeições.
Riccardo Tisci (@riccardotisci17) – 1 milhão de seguidores
Riccardo Tisci, director criativo da Givenchy, tem uma conta de Instagram “bem-viajada e divertida”, descreve Hamish Bowles, jornalista da Vogue. O criador partilha fotografias das suas viagens, campanhas fotográficas, celebridades que vestem as suas criações ou selfies.
Marc Jacobs (@themarcjacobs) – 344 mil seguidores
O designer norte-americano tem uma conta de Instagram pessoal separada da oficial da marca (@marcjacobs). Partilha selfies, fotografias de bastidores dos desfiles, de objectos que o inspiram, do casting das modelos. Em Junho, publicou acidentalmente uma fotografia completamente nu, que se multiplicou na Internet – foi no Instagram que comentou o incidente e respondeu a vários comentários pessoalmente. Na rede, publica também vários textos de opinião.
Lee Oliveira (@leeoliveira) – 342 mil seguidores
O brasileiro Lee Oliveira é stylist, fotógrafo e colabora regularmente com a secção de moda do New York Times. Na sua conta de Instagram, tem mais de duas mil publicações que incluem fotografias de street style ou de passerelle.