www.facebook.com/leonorpoeiras

Arts &Crafts

Oficina Poeiras, para acabar com a desculpa "não tenho jeito com as mãos"

A apresentadora de televisão Leonor Poeiras lança livro com projectos simples e de dificuldade de "grau zero".

Aos 35 anos, a apresentadora de televisão Leonor Poeiras está longe de esgotar as suas energias. Apesar da vida ocupada entre o trabalho, o filho e projectos em que está envolvida ainda há tempo para a criatividade criada com as mãos. Depois da oficina e do blogue, surge agora o livro Oficina Poeiras (editora Casa das Letras), onde propõe ideias “com grau de dificuldade zero” para quem quer dar os primeiros passos no mundo do “do it yourself”.

Leonor Poeiras é a mais nova de cinco irmãos. Como na maioria das famílias numerosas, aproveitar e reaproveitar sempre fizeram parte da vida das cinco crianças e a apresentadora como a mais nova usou, reutilizou, recriou o que herdava dos irmãos. O “bichinho” de transformar para aproveitar cresceu desde cedo e anos mais tarde continua a ser uma parte importante da sua vida. Incentivada pela mãe e pelos irmãos, pegava no que herdava e dava-lhe uma nova vida. “Subia a bainha das saias, mudava botões dos casacos, trocava os atacadores dos sapatos, pintei o termo com o almoço para a escola, a bicicleta com sprays”, recorda ao Life&Style.

Já adulta, Leonor Poeiras iniciou a sua própria oficina na zona do Beato, em Lisboa, onde dá “asas à imaginação”. Alguns anos depois, mudou-se para o Jardim do Torel, onde desenvolve projectos para si e para amigos, que depois partilha no seu blogue, criado há dois anos por sugestão de amigos. “Propuseram a ideia de fazer um blogue, porque é um modo de vida meu e é algo está muito presente e marcado na minha personalidade”, afirma.

Do blogue ao livro foi um passo. Dando como exemplo 20 projectos, a autora sugere a reutilização de materiais e a reutilização de objectos, desde vasos forrados, a gavetas vintage recuperadas ou tropicais, a colarinhos de camisas que passam a acessórios ou a botas com um "upgrade" de estilo. Em Oficina Poeiras, indica os materiais necessários para cada projecto e o local onde podem ser encontrados.

Actual apresentadora na TVI, cronista no site mariacapaz.pt e autora de uma coluna mensal na revista Máxima, Leonor Poeiras quer divertir-se e isso passa pelas mãos. “O mais importante naquilo que eu faço é extravasar a minha energia, canalizá-la. Fazer coisas com as minhas mãos é algo para mim que é prioritário, porque me tranquiliza, me diverte e porque ponho em marcha muitos projectos pessoais que consigo terminar”.

Durante a concretização dos trabalhos, a apresentadora não tem a perfeição como objectivo, o divertimento e entretenimento são mais importantes, como explica ao Life&Style. “Não sou perfeccionista. Os artigos não ficam como aqueles que encontramos em lojas mas dão-me um gozo muito pessoal e para mim têm muito valor precisamente porque foram feitos com o meu tempo, não só com as minhas mãos, e acho que isso é importante quando nos dedicamos a criar alguma coisa seja para oferecer ou para nós mesmos”.

Leonor Poeiras considera que em Portugal “já começa a haver um espaço significativo” na área do do it yourself, “mas só para aqueles que já descobriram esta temática”. “Ainda estamos muito longe de outros países. Por força das circunstâncias em que nos encontramos, por estarmos em crise, acho que há um despertar para a reutilização de materiais e para pouparmos dinheiro e recursos. E como estamos em casa e para aproveitar esses tempos de forma mais divertida, as pessoas acabam por, sem querer, tropeçar neste tema e experimentar, o que é de salutar, é de valor”.

A ideia de criar o livro Oficina Poeiras pretende ser uma ajuda para essas pessoas e também uma forma fácil de encontrar sugestões para criar objectos para oferecer ou para uso próprio. “O livro surge dessa necessidade de pôr no papel, e num formato que se possa manusear, alguns projectos que podem gerar momentos felizes”, resume a autora.

Aos que consideram não ter capacidade para criar desta forma, Leonor Poeiras aconselha o seu livro e tomarem-na como exemplo. “Eu também achava isso e sou a prova de que não é verdade. Quando nos propomos a fazer alguma coisa e conseguimos fazer ficamos muito satisfeitos e essa emoção é viciante. No meu caso, faz-me logo pensar no projecto seguinte. Sinto-me muito auto-suficente”.

Na mesma semana em que Leonor Poeiras lança o seu trabalho, a jornalista, pivot de noticiários da BBC e autora britânica Joanna Gosling apresenta em Portugal, pela Editorial Presença, o livro Faça em Casa é Simples.

À semelhança da autora portuguesa, a britânica, de 44 anos, sugere projectos práticos para “desfrutar e oferecer”. Dividindo o livro pelos capítulos Casa, Presentes e Celebrações, Gosling mostra como é possível criar estantes, mesas, lanternas, velas aromatizadas, pulseiras, cachecóis ou decorações para a Páscoa ou Natal, havendo ainda espaço para receitas simples.