Captura de ecrã do site
Captura de ecrã do site "It Blogs"

Blogues

Um site que agrega "os melhores" blogues de moda e lifestyle

Plataforma It Blogs agrega 40 bloggers portugueses de moda, beleza e lifestyle.

Se uma it girl é uma rapariga que é um exemplo a seguir e cria tendências, um it blog é um blogue “com os melhores conteúdos”. É o que nos diz Marta Lagoas, responsável pela criação do It Blogs, “o primeiro magazine exclusivo de blogues”, fundado há um ano e meio.

“O boom dos blogues faz-nos ler blogues todos os dias e existem milhares na Internet. A minha ideia foi filtrar e dar palco aos melhores, para que se pudessem embrenhar ainda mais e ter um selo de qualidade”, explica Marta ao Life&Style. Enquanto em países como Brasil e Espanha “já existiam” plataformas deste género, em Portugal ainda era preciso abrir vários separadores para os consultar, continua. No Itblogs.pt estão, agora, agregados 40 blogues nacionais de moda, beleza, lifestyle e de marcas.

A influência das bloggers junto do comum utilizador da Internet e da própria indústria da moda tem sido crescente e muitas são as que se sentam na primeira fila dos desfiles das mais importantes semanas da moda, ao lado da imprensa especializada e celebridades. A nível internacional, Chiara Ferragni é uma das bloggers mais reconhecidas e influentes, responsável por arrastar multidões para onde quer que vá – na semana de moda de Milão, no mesmo local onde os portugueses Carlos Gil e Miguel Vieira apresentaram as suas propostas para a Primavera/Verão 2016 com o apoio do Portugal Fashion, a italiana estava lá a apresentar a sua nova colecção de sapatos inspirada em super-heróis. Flashes, selfies, admiradores e jornalistas rodearam-na.

Mas em Portugal também existem blogues influentes com muitos seguidores – só os blogues presentes na plataforma It Blogs representam mais de um milhão de seguidores nas redes sociais. “Estes são os melhores blogues, com os melhores conteúdos, os blogues certos para seguir”, garante Marta Lagoas, sobre nomes (e blogues) como Joana Carreira (do blogue Sketchbook Six), Samantha McMurray (Eat With Love), Margarida Revesso (A miúda dos saltos altos), Raquel Prates, Sofia Reis (Mexiquer), Andreia Calisto (Glimmer le Blonde), Mafalda Nunes (Never Stop Dreaming), Adriane Garcia (O Meu Vício), Ana Gomes (A Melhor Amiga da Barbie), Cláudio Ramos (Eu, Cláudio), Pedro Crispim ou Fabíola Carlettis (Cutting Edge).

E como são, afinal, escolhidos os “melhores” blogues? “A selecção é feita com base nos conteúdos e influência do blogger" perante a comunidade, esclarece, frisando que já receberam contactos de “grandes blogues” a querer fazer parte da plataforma – aberta a candidaturas para posterior análise – e não aceitaram “porque os conteúdos não faziam jus aos números de visualizações que o blogue tinha”.

A equipa que gere a plataforma, liderada por Marta Lagoas, acompanha diariamente todos os it bloggers, partilha as suas publicações, faz comentários. “Há sempre uma interacção diária com os bloggers”, confirma a criadora, revelando que mais de 50% dos cliques que recebe são de visitas directas e não das redes sociais, ou do selo “It Blog” presentes nos sites.

A plataforma já existe há cerca de um ano e meio como agregadora de blogues de moda e lifestyle mas no início de Outubro foi feito um rebranding, em parceria com a agência digital Milenar, e acrescentados blogues de marcas (Holmes Place, Gosh Cosmetics, Paez, Wiñk, Salsa e 39a Concept Store) – “uma vez que as marcas começaram a despertar para esta realidade há relativamente pouco tempo e criaram blogues” – e um novo separador: o It Bazaar, uma loja online que é “uma selecção de produtos das melhores lojas online”, feita pela equipa It Blogs.

Além de agregar este conjunto de blogues, a plataforma pretende apostar também nos conteúdos próprios (no separador It Flash), na vertente multimédia e em "eventos exclusivos para bloggers".