O objectivo máximo do datesCatólicos.org é que os utilizadores se casem
O objectivo máximo do datesCatólicos.org é que os utilizadores se casem Nuno Ferreira Santos

Relações amorosas

É católico e procura a sua cara-metade? Este site é para si

Site datesCatolicos.org quer ajudar crentes a encontrar uma cara-metade com quem partilhe fé e valores.

Ainda não há relatos de experiências em português. Isso só vai acontecer a partir do dia 22 de Outubro, como esperam Marta e António Pimenta de Brito, o casal que quer ajudar quem é católico e vive de acordo com os princípios da Igreja a encontrar a sua cara-metade com quem partilhe fé e valores. E é na Internet que isso vai acontecer com o site datesCatolicos.org, uma réplica de um projecto alemão iniciado há uma década que arranca em Portugal com a bênção da Igreja, dizem.

Além da Alemanha, são já nove os países que têm uma página idêntica à que será lançada agora em português - Suíça, Áustria, Croácia, Hungria, Letónia, Lituânia, República Checa, Eslováquia e Eslovénia -, dedicada aos dates (encontros) entre católicos. “Os utilizadores procuram relações consistentes e não rápidos flirts”, começa por explicar António Brito ao Life&Style, afastando o datesCatolicos.org dos tradicionais sites de encontros, incluindo os que ajudam a encontrar parceiros para relações fugazes ou de cariz sexual. Até porque o site português, à semelhança dos seus congéneres europeus, tem um objectivo muito claro: as relações amorosas ali iniciadas terminarem em casamento.

Os números são da Pordata. Em 2014, 11.178 casamentos foram celebrados pela Igreja, um número bem distante dos mais de 51 mil que se registaram em 1990, ano a partir do qual a base de dados faz a contabilização. Em 2015, o gestor, professor universitário e músico, de 34 anos, quer reforçar este número. Com o datesCatolicos.org pretende servir de ponte entre os que “procuram a felicidade e ao mesmo tempo querem partilhar fé e valores”, uma “grande ajuda na vida em comum”.

O site alemão, o primeiro a surgir, assinala dez anos de existência com 5000 membros, uma "excelente afluência" para páginas de cariz católico com vista ao casamento.

“Os solteiros que seguem os ensinamentos da Igreja não se encontram em cada esquina”, sublinha António Brito. Querem conhecer e casar com alguém que partilhe os ideais católicos – sejam solteiros, viúvos ou mesmo divorciados pelo civil que querem uma união celebrada pela Igreja – e é aqui que entra a Internet e o site.

Antes de entrar no mundo dos dates católicos, é preciso ter presente que deve ser-se católico, solteiro e querer casar pela Igreja. A porta acaba por se fechar a quem falha estes critérios. E se isso quer dizer menos membros que outros sites de encontros, tudo bem para António Brito. Menos utilizadores pode “mostrar uma taxa de sucesso muito maior”. “Os nossos utilizadores têm simplesmente o mesmo objectivo e já trazem uma série de crenças que partilham”, reforça.

Passando o teste básico pré-inscrição, há que tirar qualquer dúvida de que quem se inscreve na página é católico. Existe um questionário onde o utilizador indica se se identifica com certas concepções da Igreja sobre vários assuntos e é necessário estabelecer um contrato de participação com o site. “O facto de ser pago e colocar-se à partida algumas questões e apresentação de perfil, dissuade muitas pessoas não identificadas com os valores católicos”, acredita António Brito.

Ao inscrever-se, o utilizador do datesCatolicos.org passa a ter um perfil, um e-mail e uma área de discussão online. A inscrição dá ainda acesso a fórus com vários tópicos, bem como a conteúdos relacionados com a fé católica, anúncios de palestras, conferências e workshops.

O passo seguinte, e o mais aguardado, é chegar a um match, alguém compatível com o utilizador. Responder ao questionário ajuda, já que é neste que são testados “conhecimentos do cristianismo e sabedoria tradicional de vida”, bem como colocadas perguntas sobre carácter e personalidade, estilos de vida e atitudes.

Por exemplo, o utilizador deverá indicar qual o aspecto físico do match, se este tem filhos, se aceita que este fume, que qualidades gostava que tivesse. São ainda colocados exemplos de situações do dia-a-dia para ajudar o site a combinar perfis e chegar um match. O utilizador é convidado a responder a perguntas de escolha múltipla, como por exemplo como passaria um sábado livre num relacionamento ou com a família. A escolha terá que recair entre "sábado é dia de descanso: dormir, ler, desporto" ou "sábado é dia da lida da casa: compras, limpeza, reparações, e só depois relaxar". “Isto parecem ser banalidades sem importância, mas na verdade os problemas surgem das pequenas coisas”, observa António Brito.

Respondido o questionário, o site consegue determinar quem será a pessoa mais indicada para o utilizador. Se alguém que o utilizador considerar interessante sentir o mesmo por ele, o site informa-o. É ainda possível procurar caras-metades nos sites dos rstantes países que têm páginas idênticas.

A inscrição é paga para cobrir os custos inerentes ao funcionamento da página e também como medida de segurança. “Quem paga, está seriamente à procura, sabemos a partir da experiência”, aponta António Brito. O preço trimestral após a inscrição é de 24 euros e o anual de 60. Aos primeiros 300 inscritos será oferecida uma anuidade.

Apoio da Igreja

Se o datesCatolicos.org tem como objectivo ajudar ao casamento entre católicos, tem ainda como propósito incentivar a formação e a partilha de valores, como proclamado pela Igreja Católica. E é directamente desta que chegaram os principais apoios a António e Marta, professora universitária, psicóloga e investigadora, de 35 anos, quando foram desafiados pela congénere alemã a embarcar na aventura em Portugal.

Casados há quatro anos pela Igreja Católica, ambos ligados às questões da família e da Igreja, receberam palavras de incentivo do bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, e do secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, o monsenhor Duarte da Cunha.

De D. Nuno Brás receberam palavras de apoio. “Podemos até julgar que não é possível. Isso não é verdade. Ajudar a construir famílias dignas desse nome é uma tarefa sempre importante. Necessita de seriedade e de empenho. Com todo o gosto me associo a esta iniciativa pioneira em Portugal, na certeza de que os seus promotores sabem garantir e promover a dignidade da família neste tempo de ‘emergência familiar’”.

Para Duarte da Cunha, um site como o datesCatolicos.org, “que não pretende ser de relações virtuais mas ajudar a descobrir pessoas com que se quer partilhar a realidade da vida, pode estar ao serviço de Deus que chama. “Fico contente que os promotores desta iniciativa a tenham tomado e que o façam com grande seriedade. Peço a Deus que dê muitos frutos", concluiu numa manifestação de apoio por escrito a António e Marta.