Nelson Garrido

Divórcio

Férias de Verão e divórcio combinam?

Verão é para muitos tempo de descanso em família. Mas pode também revelar problemas na relação do casal e levar ao fecho de um ciclo. Uma maneira de evitar o divórcio é pedir ajuda especializada.

O Verão é a altura do ano em que tanto celebridades como anónimos voltam as suas atenções para os seus cônjuges e família, deixando para trás o stress do trabalho. As figuras públicas em vez de estarem preocupadas com o seu último filme, álbum ou campanha publicitária, fazem um balanço da sua relação. E o mesmo acontece com um casal comum.

Vários casais de celebridades escolheram o Verão 2015 para anunciar o fim da sua relação, depois de muitos anos de casamento – aconteceu com os actores Ben Affleck e Jennifer Garner, os músicos Gwen Stefani e Gavin Rossdale, Blake Shelton e Miranda Lambert e até as personagens Sapo Cocas e Miss Piggy. A lista de separações na estação quente denuncia uma certa sazonalidade nos divórcios. É o Verão uma época propícia a separações? É altura de limpar a vida e recomeçar?

“Quer o Natal quer as férias de Verão, propiciam que os casais sejam confrontados com a presença do outro e que percebam o que efectivamente está a acontecer nas suas vidas. É exactamente essa proximidade, feita de uma mistura de ilusão e desilusão, que os faz decidir, dias depois, continuar e acreditar mais um pouco ou escolher caminhos diferentes”, explica ao Life&Style Margarida Vieitez, mediadora familiar e terapeuta de casal.

Dois momentos de tensão
Margarida Vieitez reconhece que existem dois momentos do ano em que os casais procuram por ajuda “com maior assiduidade para a resolução dos seus problemas conjugais e tomam a decisão de se separarem”. O ínicio do novo ano – “designadamente os meses de Fevereiro e Março” – e o fim das férias de Verão, com a chamada rentrée.

O maior problema, explica a especialista, é a existência de “determinadas crenças, convicções e mitos referentes a estes períodos”. Mesmo que a relação esteja com problemas, raros são os casais que procuram ajuda ou se divorciam no período que antecede o Natal ou as férias de Verão – a mediadora familiar sugere que é esta altura a ideal para procurar ajuda especializada, caso o divórcio ou a separação queiram ser evitados. “Quem sabe assim o Natal ou as férias de Verão não se tornem o que realmente desejam”, diz.

Megan Daniels, directora de marketing do site de encontros amorosos SelectiveSearch.com, é da mesma opinião como deu a entender em declarações ao USA Today,. “O Verão é tempo para se concentrar, a agenda está calma, pode-se focar na relação e perceber que não é onde quer estar. É, talvez, aí que se percebe que é melhor e mais saudável separar-se e seguir em frente”, diz. “É por isso que vemos várias celebridades que decidem seguir caminhos diferentes mas mantêm a amizade e partilham a custódia dos filhos”, acrescenta.

A decisão da cantora Gwen Stefani e de Gavin Rossdale, que anunciaram o divórcio depois de 13 anos de casamento e três filhos, ou a da estrela country Reba McEntire e Nerva Blackstock, que estiveram casados durante 26 anos e têm um filho, é espelho disso. Antes foi a vez de Miranda Lambert e Blake Shelton (quatro anos de casamento), Ben Affleck e Jennifer Garner (dez anos de casamento e três filhos).

E todos estes casais de celebridades têm uma coisa em comum: primeiro começaram os rumores de separação, que negaram insistentemente, até confirmarem, oficialmente, que eram verdade. “Há quem espere o milagre do Natal ou das férias mesmo quando o desencontro já acontece há demasiado tempo”, refere Margarida Vieitez, o que faz com que o casal continue a alimentar a negação vivenciada no dia-a-dia. É depois destes momentos, quando não acontece o tal milagre, que se tomam decisões.

Há várias razões para estes divórcios – de celebridades ou anónimos – mas, no caso das estrelas, ser alvo do escrutínio público a toda a hora, pode ajudar à separação. “As celebridades são como pessoas reais mas as suas vidas movem-se a um ritmo acelerado e numa escala muito maior. Isso pode causar stress adicional numa relação, criar tensão e levar ao fim de uma relação”, acredita Megan Daniels.

No caso específico das celebridades, Susan Winters, autora do livro Allowing Magnifience: Living the Expanded Version of Your Life, acrescenta ao New York Post que o tempo quente é o tempo “perfeito” para as estrelas “limparem a ficha” e começarem o Outono. “Apesar de já não irem para a escola em Setembro, as pessoas têm tendência para pensar dessa maneira. É tudo pensado meses antes porque querem seguir em frente para os novos projectos do Outono e não ter pontas soltas. O Outono é para novos começos.”