Saúde
Um evento para inspirar e aprender mais sobre saúde e bem-estar
Lisboa recebe o primeiro grande evento dedicado a saúde e bem-estar, nos dias 9 e 10 de Maio, no Centro Cultural de Belém.
Nutrição, estilos de vida saudáveis, cuidados com o corpo, coração e mente. Estes são alguns dos temas que têm atraído cada vez mais curiosos. “É uma tendência mundial e o nosso país não foge à regra”, nota Ana Teresa Silva, directora editorial da revista digital Inspire Saúde, responsável pela organização do evento homónimo.
Da revista – onde há entrevistas, dicas de especialistas ou informações sobre novas áreas da saúde e tendências – para um espaço físico, aberto a todos, com 40 workshops, sete debates, três tertúlias, aulas práticas e consultas de cinco grandes áreas: corpo, saúde holística, coração, mente e prazer. “É um evento de promoção para a saúde”, resume.
“Tem-se verificado uma forte força a nível de promoção para a saúde em todos os países. Há mesmo muitos estudos científicos que concluem que a promoção para a saúde amplia os factores de protecção do indivíduo [auto-confiança, auto-estima, auto-conhecimento] e anulam os factores de risco”, sustenta, realçando a importância dessa promoção em altura de crise económica e taxas de desemprego elevadas.
Esta crescente preocupação com relaxamento, bem-estar e saúde e as novas formas de olharmos para nós próprios e para o mundo é precisamente um reflexo das circunstâncias actuais, defende Ana Teresa Silva, que conta ao Life&Style que fez precisamente essa pergunta – porquê agora? – a Barbara Fredrickson, uma das investigadoras norte-americanas que está à frente da psicologia positiva. “As crises são sempre sempre oportunidades – diz-se sempre isto mas é, de facto, verdade”, diz.
“Está tudo a mudar porque o nosso tipo de exigência mudou. Sabemos que vamos viver muitos mais anos e queremos vivê-los bem. Quanto mais cedo fizermos essa consciencialização, mais cedo poderemos adoptar novas atitudes”, comenta a directora da publicação digital, que começou como MSN Saúde e Bem-Estar, da Microsoft, e depois transitou os conteúdos para a Inspire Saúde.
Em dois dias, os workshops são muitos e variados – há um de sumos detox, com a nutricionista Lillian Barros; outro de escrita criativa de cartas românticas, com Isabel Saldanha; um de linguagem não-verbal com António Sacavém; ou um de nutrição saudável para crianças com Inês Pereira Dias.
Mas “não há fórmulas certas”, garante Ana Teresa Silva. “Cada um tem o seu caminho e o que nós propomos é uma abertura de diferentes caminhos. As pessoas vão intuir, vão sentir, vão ouvir mais, conhecer mais e depois, no fim, vão perceber o que lhes faz sentido.”
O bilhete diário para o evento custa 20 euros (à venda na Ticketline e no site) e inclui a participação nos workshops (limitado apenas à lotação da sala) e a marcação de uma consulta de nutrição, coaching ou reflexologia gratuita, esta limitada a 400 consultas.