Rui Gaudêncio

Exercício

Quanto custa participar numa corrida?

São raras as corridas gratuitas. Normalmente, é necessário pagar um valor que ajude aos custos da organização e aos kits de participação.

Os EUA são um dos países com as corridas mais caras do mundo. A Maratona de Nova Iorque, por exemplo, tem o custo de inscrição de 347 dólares (cerca de 320 euros). Mas, apesar disso, todos os anos há quem lamente não conseguir correr nas ruas da grande cidade por não chegar a tempo de se inscrever.

Será que o mesmo acontece em Portugal? Correr está na moda e são muitas as iniciativas em que se pode participar desde o primeiro até ao último dia do ano. O Life&Style fez uma lista entre Lisboa e o Porto e há de tudo, corridas só para mulheres, mistas, de longas e curtas distâncias. Os custos de inscrição variam entre os dez e os 100 euros, assim como as ofertas e os patrocínios.

A Corrida Sempre Mulher, que se realiza já no próximo dia 12 de Abril, nos Restauradores, em Lisboa, é uma iniciativa solidária cujas receitas revertem a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAM) e tem duas corridas diferentes.

A Corrida de Competição é exclusiva para mulheres e tem o custo de 16 euros. O evento organiza também a Caminhada|Corrida do Lazer, sem classificação de tempos, aberta também a homens e com o custo de 15 euros por inscrição. Em ambas as iniciativas o percurso é de cinco quilómetros.

Nos preços de inscrição está incluído o dorsal, uma t-shirt e um saco promocional com brindes dos patrocinadores do evento. O limite é de dez mil participantes e as inscrições estão abertas.

Ainda em Lisboa, e normalmente no final de Dezembro, acontece a corrida El Corte Inglés São Silvestre Lisboa. O percurso de dez quilómetros é feito na zona dos Restauradores e da Avenida de Liberdade. Consoante a data da inscrição, os valores variam entre dez e 20 euros. Na inscrição está incluída uma t-shirt, um dorsal, um chip e ofertas de patrocinadores.

Existe ainda a inscrição Gold, disponível para 50 participantes e com o custo de 50 euros. Além das ofertas previstas para os outros inscritos, conta também com estacionamento facilitado, acesso à zona de convidados, partida privilegiada, vestiário e ainda uma massagem após terminada a prova. Em 2014 foram mais de 8500 participantes, mas as inscrições estão limitadas a dez mil.

Recentemente, no passado dia 22 de Março, na ponte de 25 de Abril, entre Almada e Lisboa, decorreu a Meia Maratona de Lisboa, com um percurso de 21 quilómetros e patrocinada pela EDP, e a Mini Maratona, de sete quilómetros, patrocinada pela Vodafone. Cerca de 45 mil participaram e onde o britânico Mo Farah, campeão olímpico e do mundo dos 5000 e 10.000 metros, estabeleceu o novo recorde da Europa.

Para a Meia Maratona da EDP, que ganhou o título de Gold Road Race, o custo do kit de inscrição varia entre 17 a 25 euros, dependendo da altura em que é comprado. O mesmo acontece com a Mini Maratona Vodafone, mas nesta os valores variam entre 14 e 20 euros. A inscrição inclui dorsal, t-shirt, diploma e um kit de partida com brindes. Quem passa a meta tem ainda direito a fruta, água, gelados ou barras fitness.

Também nesta corrida existe um kit special vip, apenas disponível para os participantes da Meia Maratona e limitado a 100 inscrições. Tem o custo de 100 euros e além das ofertas do kit de inscrição básico, tem ainda transporte especial para a zona de partida, acesso à área VIP e pequeno-almoço após cortar a meta.

Se quiser correr uma maratona é só esperar até Outubro, mais precisamente até dia 18. Nesse domingo ocorre em Cascais a Rock ‘n’ Roll Maratona de Lisboa EDP, e na ponte Vasco da Gama a Mini Maratona EDP e a Rock ‘n’ Roll Meia Maratona Vodafone RTP.

Para a maratona, de 42 quilómetros, e a meia, de 21, as inscrições são 40 e 25 euros, respectivamente, para os primeiros 500 inscritos. O valor inclui uma t-shirt, transporte gratuito, seguro de acidentes pessoais, águas e bebidas energéticas, uma medalha comemorativa, saco de partida e chegada, música ao longo do percurso, gelado Olá à chegada, estação de Gel PowerBar e diploma de participante.

A Mini Maratona, de seis quilómetros, terá o custo de 15 euros para as primeiras 500 inscrições.

Há ainda inscrições Special VIP para as três corridas, sujeitas a um limite. A taxa de inscrição é de 100 euros e, além do pacote de brinde normal, terá ainda direito a transporte do hotel oficial da prova até à partida, acesso directo à frente da corrida, área da recolha de equipamento e acesso à área VIP no final da prova, podendo tomar um pequeno-almoço. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

A lista das corridas continua no Porto com a Maratona do Porto e a corrida Liberty Seguros São Silvestre Porto.

A maratona de 42 quilómetros custa 40 euros e conta com duas t-shirts, uma mochila, medalha e diploma online de participação. A organização oferece ainda um SMS com o resultado, um dorsal com cronometragem, um vídeo de chegada, fruta, leite, o guia da maratona, publicidade e ainda um bilhete para um concerto de Fado, a acontecer no final da prova, e outro para a PastaPastry, uma refeição de massas criada especialmente para os participantes.

À semelhança de outras provas, existe também a inscrição Gold, que além dos itens anteriores inclui: parque de estacionamento, acesso à zona VIP, dorsal personalizado, guarda-roupa na zona VIP, partida preferencial e ainda almoço no dia da Maratona. O custo é de 100 euros.

A corrida deste ano terá lugar no dia 8 de Novembro e a organização espera 7500 participantes. No mesmo dia haverá outras duas corridas, a Family Race de 15 quilómetros, e a Mini de seis.

Por fim, ainda no Porto, há a corrida Liberty Seguros São Silvestre Porto, cujas inscrições têm o custo de dez euros. O preço inclui uma t-shirt, uma mochila, um dorsal com cronometragem, um diploma online, um vídeo de chegada e um SMS com o resultado da prova. A corrida de 2014 contou com cerca de 17 mil participantes e, este ano, a organização espera atingir os 20 mil.

Texto editado por Bárbara Wong