Livro
Os segredos de Jessica Athayde para viver de forma saudável e equilibrada
A actriz portuguesa escreveu um livro com dicas de exercício, meditação e receitas para um dia-a-dia mais saudável e equilibrado.
Antes de a moda dos sumos detox pegar, Jessica Athayde já se levantava todas as manhãs, abria o frigorífico e escolhia frutas e legumes para pôr no liquidificador e começar o dia com um batido verde. Um problema de saúde levou-a, aos 24 anos, a reorganizar a sua alimentação e a adoptar um estilo de vida diferente – com os sumos verdes a serem escolhidos diariamente para começar o dia. Há um ano recebeu o convite para escrever um livro com dicas para uma vida saudável e muitas pesquisas e “situações complicadas” depois, está nas bancas.
Em Não Queiras Ser Perfeita – Mas Faz o Melhor Por ti, um livro editado pela Esfera dos Livros, escrito com uma linguagem informal e na primeira pessoa, a actriz, agora com 29 anos, revela como descobriu que sofria de ansiedade – “uma doença pouco falada muitas vezes confundida com excesso de mimo, má educação ou birra” – e os passos que deu para viver com a doença sem ter de ficar dependente de quaisquer comprimidos.
No livro, fala da sua rotina alimentar e de exercício, explica o que são nutrientes ou superalimentos, partilha receitas raw, receitas sem glúten e de sumos e, acima de tudo, faz um apelo a adolescentes e jovens mulheres.
“Há muitas mulheres que são ansiosas e não se fala muito nisto. É preciso falar”, defende. “É um livro para as mulheres mas também há muitos homens que sofrem de ansiedade. Acho que haverá mais miúdas a identificarem-se mas quero que todos os que sofrem com esta doença se identifiquem e comecem a falar sobre isto”, frisa ao Life&Style numa conversa tão informal quanto o livro, dentro do seu carro, depois de uma produção fotográfica no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, num dia de grande ventania.
Inicialmente era para ser apenas um livro de receitas de batidos mas depois dos comentários ao seu corpo de que foi alvo na ModaLisboa – onde desfilou em biquíni a convite da marca de beachwear Cia.Marítima – e de uma primeira entrevista à plataforma Maria Capaz a revelar que teve anorexia nervosa, Jessica Athayde quis dar outro contexto ao livro e desmistificar algumas ideias sobre alimentação saudável. “Ser saudável não é sinónimo de 0% de gordura, abdominais definidos ou um peso-pluma, mas antes de um corpo forte e nutrido, que cuidamos e respeitamos, independentemente da sua forma”, reforça no livro que está à venda desde 20 de Março.
Para Jessica Athayde, autora do blogue Jessy James, onde também partilha o seu dia-a-dia, a crítica acabou por ser boa “porque fez com que começasse a falar sobre estes assuntos. Antes não sabia que estava preparada para falar sobre isto”.
Admite que não está a tentar ser “escritora, nutricionista, guru ou freak de meditações” mas quis abrir o livro da sua vida e mostrar que não é preciso ser perfeito para se “ser a melhor versão de nós próprios”. Mas realça: “Isto é o que funciona para mim, para o meu organismo, mas pode ajudar outras pessoas que passaram pelos mesmos problemas que eu.”