ModaLisboa
“O homem é o próximo mercado emergente”
Na pop-up store da ModaLisboa, aberta ao público até ao final desta noite, as peças masculinas têm curador – o blogue Gentleman’s Journal. Cinco marcas para calçar cinco homens diferentes.
João Jacinto criou o Gentleman’s Journal para partilhar dicas, notícias de cultura, moda e lifestyle associadas ao universo masculino – e para divulgar marcas portuguesas para ajudar o homem português a vestir-se. “Há muitas ideias feitas, mas está tudo a mudar”, defende o autor do blogue e de um corner dedicado ao calçado de homem no Wonder Room da ModaLisboa. É lá que há ténis, botas ou o sapato mais tradicional disposto para calçar homens com personalidades e gostos distintos.
Os homens portugueses “estão a aprender a vestir-se. A roupa de homem é um campo muito difícil comercialmente devido ao público português conservador”, que condiciona um mercado “ou muito tradicional ou para nichos”, diz João Jacinto entre desfiles na 44.ª edição da ModaLisboa.
Para “quebrar preconceitos” e “mostrar boas marcas portuguesas de Lisboa e Porto”, na última edição da ModaLisboa, em Outubro, João acinto apresentou uma ideia à ModaLisboa: criar uma extensão da plataforma online Gentleman’s Journal, criando um corner de marcas portuguesas para homem, escolhidas por si no Wonder Room. E se em Outubro escolheu jóias, pólos, sapatos ou carteiras, agora escolheu cinco marcas de calçado: Bernardo M42, Manuel Dupont, Nelson Oliveira, Relyquia e Saccus – todas com mão-de-obra artesanal, feita no norte do país, algumas já com projecção internacional e cada uma destinada a um homem diferente.
Nelson Oliveira tem sapatos com um “estilo actual, jovem e algo desportivo”, com cores contrastantes ou tom sobre tom, sempre com hipótese de personalizar o aspecto final do sapato; a Relyquia apresenta sapatos com tatuagens personalizadas gravadas ou ténis transparentes; Manuel Dupont tem botas e sapatos para um homem “urbano, cosmpolita e sofisticado”; Bernando M42 tem propostas para um homem “jovem fashion que não dispensa o uso de sapatos confortáveis e com qualidade” e a Saccus tem uma linha de calçado funcional, com ténis e sapatos em pele.
“Em Portugal temos uma grande tradição de manufactura de tecidos, produção, confecção e também de alfaiataria. Mas os sapatos são o produto nacional mais reconhecido e quis trazê-los até aos homens portugueses”, explica João Jacinto. “Somos reconhecidos pela produção mas o nosso made in Portugal ainda não é muito reconhecido [enquanto marca], apesar de temos todas as condições para criar uma marca nossa e a exportar”, defende.
Mas a aposta crescente dos designers no menswear – caso de Luís Carvalho, da plataforma de micromarcas LAB, que começou a trabalhar silhuetas masculinas na última temporada – faz parte de uma tendência internacional que tem o homem e o seu universo como o próximo grande mercado. “O homem é o mercado emergente, já não é a China, Angola ou outro país. É o homem que se preocupa com beleza e aparência. Lá fora já se aperceberam disso. Aqui chega tudo com algum atraso mas quando pegar, também vai resultar”, acredita.