Livros
Livros infantis à medida de cada leitor
Escolher uma história e pôr a família e os amigos lá dentro. A Your Story faz livros por medida para quem “gosta de gostar” e dedica tempo às prendas que oferece
Histórias “pré-fabricadas” que se alteram à vontade do cliente e à medida do destinatário do livro. Eis o que se propõe fazer a Your Story, uma empresa-editora com pouco mais de um mês, sede no Porto e com loja online. Nomes das personagens, locais da acção, tipo de aventuras, dedicatórias e até desfechos mais ou menos felizes podem ser escolhidos por quem decidir encomendar um livro infantil personalizado. Há ainda um menu de elementos gráficos para vários gostos.
“Quem dedica algum do seu tempo a pensar num presente merece que este tenha também um pouco de si mesmo. Não queríamos que fosse apenas um livro”, explica Diogo Santos, responsável pela marca. O produto final é “emoldurado” dentro de uma caixa, “com pormenores que conferem ao conjunto um acrescido valor afectivo”. E descreve com entusiasmo: “A caixa abre de uma forma que vai desvendando o nome da criança, há uma fita de lacre que depois servirá de marcador. Quisemos criar um objecto artístico.” Outros detalhes não são para revelar, “nem aos clientes”. Para não se perder o efeito-surpresa, mesmo para quem oferece.
A ideia tem como lema “gostar de gostar” e quer transformar a entrega do livro-presente “num momento especial, único”, tanto para quem recebe quanto para quem dá. Este engenheiro electrotécnico de 38 anos fala em “expectativa, emoção, surpresa, encantamento”, sentimentos que espera sejam vividos nas famílias e entre os amigos que decidam envolver-se na escolha de uma prenda assim. “E para que fique na memória de todos.”
Querer crescer ou talvez não
Por enquanto, há três títulos disponíveis (24,95 euros cada), indicados para idades entre os 3 e os 7 anos, os chamados “primeiros leitores”.
Aventura no Parque (quatro amigos corajosos passam o dia num parque e envolvem-se em várias peripécias). O cliente pode escolher o parque da localidade em que vive, “os desafios emocionantes que estes valentões defrontam e também o final, ou seja, a moral da história”, lê-se na apresentação que é feita do livro.
O Jardim Encantado (“um dia a/o protagonista recebe a visita de uma amiga e, na companhia dos amiguinhos que habitam no jardim, irão conhecer uma fada que irá tornar esse dia inesquecível”). Entre as opções para os clientes, estão diferentes dons para a fada e os desejos que ela conseguir concretizar.
Por último, Quero ser Crescido, Já! (uma criança quer tanto ser crescida que acaba por conseguir e… mudar de opinião). Aqui há a hipótese integrar dois adultos e dois amigos como personagens.
“Quem conhece bem a criança a que se destina o livro pode adicionar outros pormenores.” Exemplos: a fruta ou a cor preferidas e demais características que façam com que o pequeno leitor se reconheça e identifique.
O grafismo também pode ser adaptado, segundo certos parâmetros, “de acordo com a vontade do cliente”. É o caso de um conjunto de 12 ícones (um pião, um cavalinho de baloiço, um balão de ar quente, um bigode com um monóculo, uma cartola, entre outros). Escolhido um deles, repete-se a sua imagem na capa, na lombada e nas guardas. A versão que serviu de amostra a este texto, A Rita Quer Ser Crescida, Já! (de Patrícia Protásio e Sara Sánchez), trazia um pequeno laço azul.
Para nome de colecção, a escolha foi Ritinha. “O nome de colecção serve para o caso de se querer ir encomendando mais histórias para a mesma criança.” Uma colecção pessoal, personalizada e que pode ir acompanhando o desenvolvimento dos miúdos e integrando os seus novos amigos.
“Um dos pontos que mais nos agradam são as mensagens que pedem para colocarmos como dedicatória”, conta Diogo Santos, mas não nos dá exemplos. “Trata-se de informação confidencial que os clientes nos confiam e que nunca e sob nenhuma circunstância deveremos tornar pública.”
Testemunhos, sim, já se podem divulgar, até porque estão na página do Facebook da empresa. Nada de traições à confiança. “Ofereci um livro da Your Story e o comentário de quem recebeu foi tão bonito que não resisto em partilhar: ‘Obrigada por um presente tão belo e tão sensível. Este vai ficar na família para sempre! Confesso que me emocionei...’”, conta um cliente.
Com ambições de expansão internacional, já é possível obter versões dos livros em inglês, espanhol e português adaptado para o Brasil. Para os consumidores mais indecisos, “por desconhecimento de certas características da criança ou com menos tempo” (os livros demoram de cinco a sete dias úteis até ficarem prontos para envio), há a possibilidade de adquirir um voucher, o Story Gift. Uma alternativa “menos romântica”, já que as escolhas ficarão a cargo de outros. “Gostar de gostar” também dá trabalho.