Projecto
J.Lisbon, uma loja para “homens reais”
José Cabral, autor do blogue O Alfaiate Lisboeta, criou uma loja só para homem que foge à oferta padronizada das lojas físicas e às imagens sem vida das lojas online.
Abrir o browser da Internet, escolher uma loja, adicionar ao cesto, comprar. “Comprar online é uma das alterações mais profundas na nossa vida quotidiana”, acredita José Cabral, autor do blogue de streetstyle O Alfaiate Lisboeta. Seja por opção, seja por falta de tempo ou simplesmente porque a oferta nas lojas físicas é demasiado padronizada. Mas, diz Cabral, a própria oferta das lojas online tem falhas.
“Há um gap brutal entre aquilo que é a realidade e as imagens inanimadas e desprovidas de contexto que a maioria das lojas online utiliza”, diz ao Life&Style. As lacunas na relação entre marca e mundo virtual criaram uma janela de oportunidade para um novo projecto: J.Lisbon. “Um sítio único onde o homem pode aceder a uma opinião genuína sobre um produto, encontrar as referências visuais que melhor o representem e, ao mesmo tempo, adquiri-lo”, explica o criador do projecto.
No novo sítio da Internet, só para homem, todas as peças de roupa são fotografadas em contexto real, na rua, porque “experimentar um produto é mais do que contemplar uma imagem sem contexto. É mais do que contemplar um modelo com as medidas estandardizadas e a cabeça cortada, fotografado contra um fundo em tom pastel”. Cada modelo é um homem comum e cada produto que veste vem acompanhado de uma crítica detalhada, feita pelo próprio José Cabral.
“O J.Lisbon é um negócio mas é também uma fonte de informação genuína. Os reviews dos produtos são 100% editoriais. E isto não é um statement comercial mas um ponto de honra pessoal. Aliás, um dos motivos pelos quais entendi que devia criar uma loja de homem e abdicar de metade do mercado foi precisamente porque sabia que não podia assegurar o mesmo nível de precisão e fiabilidade dessa informação com produtos para mulher”, esclarece.
D’O Alfaiate ao J.Lisbon
Apesar da ligação “óbvia” ao Alfaiate, o J.Lisbon não é “uma evolução intencional” do blogue. Há dois anos, um director regional do Ministério da Economia lançou-lhe o desafio de desenhar um projecto “que pudesse gerar buzz em torno de marcas nacionais de vestuário e calçado”. Na altura não resultou mas deixou José Cabral a pensar na experiência de compras. Depois de esboçar um conceito, abordou marcas, negociou números, misturou os artigos das diferentes marcas e construiu looks. “Só depois de tudo isto comecei a fotografar”, diz Cabral.
E se n’O Alfaiate Lisboeta o homem comum se tornou um ícone de estilo, no J.Lisbon essa transformação é validada com um extra: é possível comprar as peças de roupa que o “modelo” está a utilizar. Cada artigo tem uma página individual com uma descrição, uma galeria de imagens e o preço. No fim da descrição há ainda uma informação adicional com o nome do modelo, altura, peso e tamanho das peças que está a utilizar.
As marcas, todas escolhas pessoais de José Cabral, foram seleccionadas com uma premissa em mente: teriam de acrescentar valor ao cliente final. “Nem o mais distraído dos homens precisa do J.Lisbon para descobrir o quão bonito é um pólo Lacoste. Mas talvez não saiba que alguns dos ensebados mais impressionantes são sul-coreanos, que (para mim) as mais bonitas calças de linho são portuguesas ou que há uma marca marselhesa que faz camisas tão confortáveis que parece que temos uma t-shirt de algodão orgânico vestida”, elabora.
O J.Lisbon – que José Cabral quer tornar “um espaço de referência para o público masculino” onde, além de “produtos interessantes e conjugações inspiradoras”, se encontra “uma qualquer informação que desconhecia ou uma narrativa meio disparatada que o pode fazer rir” – está online desde 3 de Novembro e disponível em três línguas – português, espanhol e inglês – com vista à comunicação além-fronteiras.