Nuno Ferreira Santos

Exercício

É possível voltar à forma depois das férias

O Verão está a acabar e é preciso voltar a criar rotinas. O exercício físico ficou esquecido durante as férias? Está na hora de voltar a ficar em forma e apagar os excessos das férias. O Life&Style falou com dois personal trainers que deixaram algumas dicas para reprogramar a sua vida.

O ritmo acelerado do dia-a-dia foi abandonado nas férias e o exercício físico não fez parte da rotina. As baterias foram recarregadas, física e emocionalmente, e o difícil é voltar a acelerar. Mas é possível. “É normal, e por vezes bom, que as pessoas nas férias quebrem as rotinas de treino. Não é grave desde que o planeamento de treino anual contemple esse factor”, diz Pedro Almeida, responsável pelo Treino em Casa, um projecto com um conceito de treino que surgiu “acima de tudo para permitir às pessoas que o ginásio vá ter com elas, sem desculpas”.

Para isso, o projecto tem também uma plataforma de treino online e uma conta no YouTube onde estão disponíveis vídeos, imagens e descritivos técnicos. E essa é uma maneira de manter algumas rotinas de treino durante as férias, mesmo que abrande.

Nuno Pinho, fitness manager e personal trainer do ginásio Virgin Active, concorda que “se a pessoa treinar regularmente ao longo do ano, com uma certa estrutura e um treino bem delineado”, o período de férias acaba por não ser uma quebra tão significativa e “as perdas não são assim tão grandes”. Até porque, segundo Nuno Pinho, “algumas pessoas aderem a algumas actividades lúdicas como o correr na praia, caminhar, nadar no mar… o bom tempo é propício a essas actividades”.

Mas em Setembro há sempre um aumento da procura dos ginásios. “Normalmente quando as pessoas regressam das férias, a principal preocupação é com o peso. É habitual ganhar algum peso nas férias”, explica Nuno Pinho. Também Pedro Almeida refere o aumento de interessados no fim do Verão. “Setembro inaugura um novo ciclo de treinos, onde as pessoas definem objectivos, como a perda de peso, melhorar a condição física, fazer uma maratona, entre outros”.

Os truques para um treino a solo
O primeiro passo para voltar à rotina, é voltar à alimentação cuidada e equilibrada. “Não nos podemos esquecer que somos aquilo que comemos”, lembra Nuno Pinho. A nível de treino, o personal trainer diz que a recomendação para quem quer treinar sozinho ou em casa, é sobretudo ao nível do aumento do metabolismo corporal, ou seja, “tem de se fazer com que o corpo gaste mais energia e tenha um funcionamento mais activo”.

Para isso, há alguns exercícios possíveis de executar em casa. “Os exercícios com pesos, exercícios básicos de sentar e levantar como o típico agachamento, flexões de braços e, se tiveram preparação, fazer uma corrida ou caminhar e andar de bicicleta”, enumera Nuno Pinho. Mas é importante relembrar que todos estes exercícios devem estar “distribuídos de forma equilibrada ao longo da semana. Um dia fazer actividade mais cardiovascular, outro dia fazer mais exercícios de força”, exemplifica, mas frisa a importância do aconselhamento “para saber se o corpo está preparado”.

“As pessoas devem procurar actividades que as deixem com o ‘bichinho’ de repetir”, comenta Pedro Almeida, que acredita que para um bom treino, além do exercício dever ser “divertido e motivante”, é preciso senti-lo. “Não há problema nenhum em sentir fadiga, é essa que nos leva a melhorar e a obter resultados”, salienta.

Tal como Nuno Pinho, Pedro Almeida refere que antes de iniciar uma actividade, “é fundamental a pessoa conhecer o seu nível de treino e caso seja necessário, se for um iniciante, procurar ajuda para aprender técnicas base de treino em segurança”.