Maternidade
Celebridades mostram que carreira e amamentação combinam
Se Gisele Bündchen, Gwen Stefani, Olivia Wilde ou Alanis Morissette conseguem equilibrar uma carreira exigente com a maternidade, qualquer mulher deverá ser também capaz de o fazer. Algumas celebridades que foram mães há pouco tempo estão a mostrar o seu lado maternal sem constrangimentos. Posar para revistas ou publicar imagens nas redes sociais a amamentar é cada vez mais frequente e parece ser já uma tendência.
Aquele momento único entre mãe e bebé costumava ser privado. Amamentar era feito de forma reservada e apenas dizia respeito àquelas duas pessoas. Hoje em dia, alimentar o filho em público tornou-se vulgar. Nos supermercados, nos restaurantes, cafés, no banco do jardim, nos transportes, as mulheres não esperam por chegar a casa ou encontrar um lugar mais recatado para o fazer. O dia-a-dia agitado já não o permite.
Por que razão as famosas deveriam ser diferentes? A actriz Olivia Wilde,da série Dr. House, mostrou recentemente que não. Numa produção para a revista Glamour, Olivia aparece vestida por conhecidos designers e com o filho de três meses ao colo, que está a amamentar. Terá sido apenas glamour encomendado ou uma afirmação pró-amamentação? Olivia respondeu numa entrevista ao canal E! que “amamentar é a coisa mais natural”.
A actriz Angelina Jolie terá sido uma das primeiras a fazê-lo. Uma fotografia tirada em família a amamentar chegou à capa da revista W, em Novembro de 2008.
A cantora Beyoncé foi vista a amamentar a filha em público, quando jantava com o marido num restaurante em Nova Iorque.
Apesar de ser modelo, foi a preparar-se para um trabalho e não para uma produção que a brasileira Gisele Bündchen se deixou fotografar a amamentar. A imagem foi depois publicada no Instagram pela modelo. Também através do Instagram, a cantora Gwen Stefani partilhou uma fotografia a alimentar o filho com montanhas e um céu azul como fundo.
As redes sociais foram igualmente usadas pela cantora Pink. No Twitter partilhou uma fotografia que fez durante uma pausa para alimentar a filha. A modelo Miranda Kerr quis ser fotografada a amamentar e mostrou o momento com uma imagem no Twitter.
Outras celebridades deram os mesmos passos, outras ficaram-se por declarações públicas sobre a amamentação. É o caso de Alanis Morissette que afirmou que a sua prioridade era alimentar o filho com leite materno. "Eu amamento e eu vou amamentar até que o meu filho não queira e faça o desmame", disse ao The Billy Bush Show. No Instagram, e enquanto esteja em tournée, tirou fotografias a alimentar o filho.
Mas as celebridades, apesar da sua “boa intenção” em se afirmarem pró-amamentação e de tentarem tornar a prática algo perfeitamente normal, recebem críticas das mães que não têm os mesmos privilégios de uma estrela. Consideram injusto, pelo menos, que estas célebres mães se deixem apenas fotografar, na sua maioria, bem penteadas, maquilhadas e vestidas, uma realidade que está longe de grande parte das mulheres.
Por outro lado, as estrelas são defendidas por se recusarem a ser reduzidas ao papel de mulheres objecto sexual ou de apenas mãe. Os seus defensores sublinham que ao se deixarem fotografar a amamentar pretenderam mostrar vários aspectos das suas vidas, como o trabalho, a maternidade ou o seu gosto estético.