DR

Verão

Este Verão, há uma toalha de praia anti-mosquitos made in Portugal

Verão é sinónimo de calor, praia e… mosquitos. Nas idas à praia, há insectos que teimam em chatear-nos. E se existisse uma solução para os evitar? Uma empresa portuguesa criou uma toalha de praia anti-mosquitos, a primeira do mundo.

A ideia foi juntar uma tecnologia portuguesa a uma toalha de praia comum. Parece simples mas demorou “cerca de um ano”, conta ao Life&Style Fátima Costa, da Enamorata, a marca de moda de praia responsável pela criação da toalha, em parceria com uma empresa de nanotecnologia sediada em Barcelos.

“A ideia inicial nem era uma toalha de praia, era produzir um fato de banho com aromas mas percebi que era algo muito volátil e não valia a pena o investimento”, explica. Depois de alguma pesquisa sobre as nanopartículas, a questão da repelência de mosquitos pareceu-lhe interessante e, em conversa, surgiu a ideia da toalha.

Durante o processo de produção, o maior problema foi “retirar o cheiro que as nanopartículas deixavam depois de impregnadas”, mas uma vez finalizada, a toalha ficou sem qualquer odor e “não é tóxica, pode ser utilizada em segurança em bebés a partir dos seis meses”.

Apesar de existirem roupas e os mais variados objectos com propriedades anti-mosquito, esta é a primeira toalha com nanopartículas de sílica com este efeito mas “não mata os insectos, afasta-os apenas”, realça Fátima Costa. A grande novidade é o efeito repelente, que tem uma “área de actuação de 50 centímetros”, e a manutenção do efeito até “80 lavagens mecânicas até uma temperatura de 90 graus”.

Validada em Fevereiro pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical e colocada no mercado em Abril deste ano, a toalha tem tido muitos interessados. “O feedback não podia ser mais positivo, o número de pessoas interessadas tem aumentado e já recebemos encomendas de várias partes do mundo como por exemplo de Angola, Moçambique e Filipinas”.

As toalhas anti-mosquito existem apenas na cor bordeaux, mas para o próximo ano estão previstos mais tons: “Vamos ter cores de acordo com a colecção swimwear 2015 da marca”. Estão à venda por 50 euros na loja online, na pop-up store no Chiado Factory, em Lisboa, e em algumas lojas seleccionadas, disponíveis para consulta no site da Enamorata. 

Texto editado por Bárbara Wong