- As almofadas Encosta-te a mim são feitas por costureiras portuguesas DR/Encosta-teamim
- Colecção "No Pantone" da Villow, com as quatro cores que formam todas as outras DR/Villow
- Uma sugestão de decoração da Rita e da Susana da Encosta-te a mim DR/Encosta-teamim
- Uma almofada dupla, personalizável, feita por Andreia Constantino DR/Villow
- Detalhe da almofada "Code" da Midd Design DR/Midd Design
- Pormenor das almofadas Encosta-te a mim... à venda no Príncipe Real DR/Encosta-teamim
- Almofada da colecção "Date": a data e a cor podem ser personalizadas DR/Villow
- Almofada "Code mini" em lã 100% natural, produzida em teares centenários DR/Midd Design
Decoração
As almofadas que são mais do que um encosto
Lisas, com riscas, coloridas ou monocromáticas, com textura, com ou sem rendas, grandes ou pequenas… As almofadas podem ter várias formas e feitios e a diferença está nos materiais, na possibilidade de personalização e na produção. O Life&Style foi descobrir almofadas originais com cunho português.
Com o poder de renovar o ambiente de uma divisão numa questão de segundos, as almofadas são um objecto não só decorativo mas multifuncional: há muito que deixaram de servir apenas como encosto. A “almofadização” – uma expressão criada por Ricardo Araújo Pereira no programa de rádio Mixórdia de Temáticas que descreve o “fenómeno da colocação de vários tipos de almofadinha quer sobre o sofá, quer sobre a cama” – é uma realidade presente na casa de muitos portugueses.
“As almofadas são um complemento de decoração essencial e que pode ter um papel extremamente diferenciador, quer em termos de conforto, quer na questão de mistura de estilos ou cores”, afirma Lígia Rézio, engenheira civil de formação, que juntou duas áreas de interesse pessoal, o design de interiores e a reabilitação de edifícios, e criou uma marca de produtos de decoração que reinventa tradições portuguesas.
O poder da tradição
A MIDD DESIGN é um projecto artístico mas também cultural e social: “Sensibilizada com a profunda dificuldade em manter vivos os processos de produção artesanais e totalmente manuais, pretendi fazer renascer processos e técnicas portuguesas que se encontram em vias de extinção” explica Lígia Rézio, que é directora executiva e criativa da marca. As peças que produz são totalmente portuguesas, “desde o design ao fabrico, passando pelos próprios materiais”.
Na primeira colecção, o destaque vai para a tecelagem e a lã 100% natural de ovelhas de raça portuguesa, a churra. Cosidas à mão e tecidas em teares centenários numa aldeia nas proximidades da Serra da Estrela, uma peça nunca é igual à outra, porque nada é mecanizado durante o processo de criação. Apesar disso, “todas as peças podem ser personalizadas em dimensão e cor”, ao gosto do cliente.
“Os nossos clientes nacionais procuram design, qualidade, exclusividade e tradição” conta a engenheira que até agora, nove meses após o lançamento da marca e da sua primeira colecção (a segunda tem data marcada para Junho de 2014), fala de um “feedback extremamente positivo, quer no que diz respeito ao mercado nacional, quer europeu”.
Almofadas com personalidade
Também Andreia Constantino, designer portuguesa criadora da marca Villow – um nome inspirado no produto mas com um “pequeno twist pessoal: pillow, que é almofada em inglês, passou a Villow, onde o V é o A, de Andreia, invertido” – considera que as almofadas são fundamentais, por serem “uma boa forma de personalizar a casa e dizerem muito sobre a personalidade de quem as comprou”.
A ideia surgiu quando Andreia mudou de casa e a necessidade de “enfeitar” o sofá novo se tornou prioridade. Aos conhecimentos de costura herdados de tardes com a avó, juntou a criatividade que foi ganhando através de experiências profissionais em agências de publicidade e design que lhe permitiram “estar mais atenta e a procurar inspiração em tudo o que me rodeia”. “O primeiro passo, como em qualquer processo criativo foi fazer o meu briefing e decidir o que queria ver no meu sofá todos os dias” e assim nasceram as primeiras “No Pantone”, almofadas que não são inspiradas na Pantone, mas sim nas quatro cores que compõem qualquer uma das outras: azul ciano, magenta, amarelo e preto.
As almofadas, produzidas por fornecedores locais, têm materiais variados, mas os mais frequentemente utilizados são o linho e o poliéster. A Villow tem cinco colecções disponíveis, todas elas com uma forte componente de personalização: “No Pantone”, “Date” (onde o cliente pode escolher a data e a cor que quer estampada na fronha de almofada), “Two as One” (uma almofada dupla onde se podem ler as palavras Together since – juntos desde – e se pode personalizar o ano), “Digital Collection” (com elementos pixelizados) e a “As You Want” (onde o cliente pode fazer encomendas especiais e pedidos únicos) e não vão ficar por aqui. As reacções têm sido entusiasmantes para Andreia, que neste momento está já a trabalhar em novas ideias.
“As almofadas são um espelho da nossa alma”
Rita Castelo Branco e Susana Atalaya depararam-se, em 2012, com a mesma busca incessante de Andreia por “almofadas giras para um sofá novo”, relembram. Uma amizade de vários anos, os mesmos valores profissionais e a mesma capacidade criativa levaram-nas a iniciar um processo criativo e a arriscar transformar um gosto pessoal num projecto. Assim nasceu a “Encosta-te a mim…”.
Consideram as almofadas muito mais importantes do que se pensa, porque além de serem um “espelho da nossa alma, do nosso estado de espírito”, são o conforto que todos procuram para preencher um vazio, desabafar mágoas ou ver um filme de terror. “E quando queremos mudar a decoração na nossa casa, qual é que é a peça mais versátil, mais fácil e barata de se mudar? As almofadas”.
Com muitas ideias e um conceito bem definido, o projecto passa pela aposta em produtos nacionais e pela aplicação de elementos que fazem parte da história do país, como as rendas, o tricô e os bordados. “Valorizamos a mão-de-obra nacional, apoiada em costureiras portuguesas que trabalham artesanalmente todas as peças”.
O desejo de inovação aliado à qualidade e à diferenciação, passando por uma oferta personalizada e com produção portuguesa, é transversal aos três projectos das criadoras portuguesas, que têm recebido reacções muito positivas, o que, na opinião de Rita Castelo Branco e Susana Atalaya, se deve ao facto de os portugueses estarem muito atentos às novidades: “Gostam dos programas de televisão relacionados com decoração e de decorar as suas casas”, dizem, acrescentando que têm “muitos clientes cheios de ideias e que pedem ajuda para concretizá-las”.
Informações úteis:
MIDD DESIGN – Os valores das almofadas variam entre os 80 e os 95 euros e estão disponíveis em Lisboa nas lojas Paris-Sete, Arte Assinada, Lx Design e no Entre Tanto Indoor Market, no Príncipe Real (showroom da marca). No Porto, os produtos estão na loja da Fundação Serralves.
VILLOW DESIGN: As almofadas Villow vão dos 22 aos 55 euros e estão disponíveis, para além da página oficial de facebook, em duas lojas do centro de Lisboa, a Apaixonarte e a Arte Assinada.
ENCOSTA-TE A MIM: Os valores das capas de almofada variam entre os 25 e os 45 euros e estão disponíveis no Entre Tanto Indoor Market, onde têm um atendimento personalizado para pedidos na hora.
Texto editado por Bárbara Wong