Exposição

Robôs pintores nas Boutiques Nespresso de norte a sul do país

Robótica, música e café são três conceitos que à partida podem não ter muito em comum mas que ganham novo sentido quando falamos do projecto The Art Inside. Uma colaboração do artista plástico Leonel Moura e do maestro Pedro Carneiro com a marca Nespresso: cinco robôs vão pintar telas ao som de música clássica nas boutiques da marca.

São robôs com sensores de som que reagem ao ambiente sonoro e a criação é de Leonel Moura que explica que “cada robô tem uma frequência diferente, indo das frequências mais baixas até às mais altas”. A primeira exibição dos PRO (Painting Robots Orchestra) foi em Novembro de 2013 no CCB ao som da 9.ª Sinfonia de Beethoven, onde a máquina com a frequência mais alta não fez “praticamente nada porque o Beethoven não chega a esse tipo de notas, tem uma música melódica”, recorda.

A colaboração com a Nespresso surgiu da vontade da marca de “criar experiências distintas e de inovar, surpreendendo sempre o consumidor”, disse Francisco Nogueira, director-geral da Nespresso na apresentação oficial do projecto. A música, escolhida pelo maestro Pedro Carneiro da Orquestra de Câmara Portuguesa, vai interpretar os vários sabores do café, resultando em telas com o código cromático e a intensidade correspondente aos Grand Crus da Nespresso.

“Do ponto de vista como artista, a relação com uma marca de prestígio é interessante porque permite chegar a um público mais vasto”, realça Leonel Moura, reconhecendo que a crise económica mas também cultural faz os artistas adaptarem-se às circunstâncias. “O lado da divulgação do trabalho é importante porque uma das componentes aqui é precisamente a performance, que acaba por ser interactiva”. A ideia é o visitante degustar o café enquanto assiste a um concerto, podendo até participar, tal como aconteceu num espectáculo na Holanda onde, conta Leonel, “as pessoas falavam e cantavam para os robôs enquanto eles pintavam”.

As intervenções consistem em pequenos concertos protagonizados pela orquestra de Pedro Carneiro e pelos robôs de Leonel Moura e o resultado final da tela vai ficar exposto na boutique onde foi criada.

The Art Inside começa este sábado na Boutique Nespresso da Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa, e decorre até dia 8 de Junho, percorrendo todas as lojas da marca, de norte a sul do país.