Mike Segar/Reuters

Com que idade foi pai?

Fui mãe pela primeira vez aos 38 anos. O meu marido foi pai pela primeira vez aos 38 anos. No meu caso, há sempre uma abécula que deixa escapar entre dentes ‘já foi tarde’. Já ao meu marido dizem ‘ela já foi tarde’. Ou seja, quanto à idade do homem, ninguém tuge nem muge. Quanto à idade da mulher, todos ordenham.

Ao contrário da mãe, assume-se que o pai não tem idade. Ideal. Para ser pai. 

É pois um ser viril sem tempo cronológico e com espermatozoides até que a morte o separe dos ditos. Talvez seja por causa desta eternidade masculina que os homens já entradotes, quando se cruzam na rua, gostam de se acarinhar com um ‘Estás cada vez mais novo, pá’. 

Está certo que as mulheres têm o relógio biológico a morder-lhes os calcanhares, mas parece que os homens não têm limite de horas ou prazo de validade para ter filhos. No que respeita à idade da paternidade, a coisa torna-se literal: relógio é Rolex, biológico é os tomates. Como ninguém quer saber disto para nada, os "bichinhos com a cauda a dar a dar" vão fazendo a festa e, no final, a conta à saída pode ser maior do que o que consumiram.

É que, a partir de certa altura, a fertilidade masculina também vai diminuindo a cada década que passa. Consigo até visualizar uma campanha de sensibilização:

"Tu aí! És homem e tens mais de 35 anos?

Alista-te Papá! Ala que se faz tarde.

E se queres contribuir com espermatozóides de qualidade, faz favor de também não fumares e nada de cuequinhas apertadas para não sobreaqueceres os tintins".

Cada qual que tenha filhos se quiser e na idade mais ou menos inocente que entender. O Adão, além do pescoço encaroçado, também teve uma data de filhos, um deles já no auge dos seus 130 anos, segundo reza a história do Génesis. Bela herança deste primeiro macho humano para todos os outros - que talvez explique porque é que ninguém olha de lado um homem que é pai depois da ternura dos 40. Ou será da tremura?

Mais recentemente, um senhor indiano foi novamente pai com 96 anos de idade. Na notícia, às tantas lia-se que o senhor comia muitos vegetais e amêndoas. E penso que senhoras também, já que fazia sexo três vezes por noite. Então e a idade mental, não conta?

Quando ouço perguntarem a idade em que mãe ou pai tiveram o seu primeiro filho, lembro-me logo daquele jogo do Quantos queres? Certo é que não é só a maternidade que é tardia, que o é cada vez mais, a paternidade também. Para fazer um bebé, ainda é preciso uma mulher e um homem, de preferência com idade acima da maioridade e inferior à reforma.

É que gosto daquela tradição de que a uma senhora nunca se pergunta a idade. Portanto, ou uma mãe não é uma senhora ou andam por aí muitas línguas mal-educadas. Já aos homens, nunca ouvi comentar que ficasse mal perguntar a idade. Portanto, com que idade foi pai?

 

Sofia Anjos, 38 anos, directora de contas numa agência de comunicação, foi mãe pela primeira vez em Maio.