- 1º lugar: Gisele Bündchen, 31 milhões de euros Benoit Tessier/Reuters
- 2º lugar: Miranda Kerr, 5.3 milhões de euros Mario Anzuoni/Reuters
- 3º lugar: Adriana Lima, 4.4 milhões de euros Brendan McDermid/Reuters
- 4º lugar: Kate Moss, 4.2 milhões de euros Luke MacGregor/Reuters
- 5º lugar: Liu Wen, 3.2 milhões de euros Lucas Jackson / Reuters
- 6º lugar: Hilary Rhoda, 2.9 milhões de euros Lucas Jackson/Reuters
- 7º lugar: Carolyn Murphy, 2.7 milhões de euros Ethan Miller/Reuters
- 8º lugar: Joan Smalls, 2.6 milhões de euros Jean-Paul Pelissier/Reuters
- 9º lugar: Candice Swanepoel, 2.4 milhões de euros Lucas Jackson/Reuters
- 10º lugar: Lara Stone, 2.3 milhões de euros Luke MacGregor/Reuters
As modelos mais bem pagas
Elas têm o toque de Midas
É a desfilar que se tornam conhecidas e, a partir daí, muitas delas “ganham asas” para se aventurarem em outros negócios. As supermodelos arrecadam milhões em contratos publicitários ou linhas próprias de cosméticos, fazendo do seu nome o seu maior trunfo.
Gisele Bündchen não é apenas uma supermodelo de estatuto mundial. Fora das passerelles ou campanhas, é também uma “marca” cujo valor e lucros não param de crescer. Entre Junho de 2012 e Junho de 2013, como contabiliza a Forbes, a modelo brasileira ganhou 31 milhões de euros graças a contratos com a H&M, Chanel ou Pantene. Mas a conta bancária Bündchen soma ainda lucros com negócios próprios, casos das suas sandálias Ipanema ou da sua própria linha de cosméticos.
Apesar de ter ganho menos este ano (cerca de três milhões), Bündchen continua a ser a modelo que mais ganha pelo sétimo ano consecutivo. E parece que este não é um posto fácil de destronar, já que cerca de 25 milhões de euros a distanciam da modelo em segundo lugar.
À brasileira, segue-se Miranda Kerr, “apenas” com 5.3 milhões de euros arrecadados. A australiana é outro bom exemplo de como, hoje em dia, o império de uma modelo assenta em mais-valias que vão muito para além da simples arte de desfilar. A sua linha de cosméticos Kora Organics, lançada em 2009, tem sido responsável pela maior parte dos seus lucros.
No top, seguem-se as ilustres Adriana Lima e Kate Moss, respectivamente em terceiro e quarto lugar.
Este ano, há duas novas modelos neste top 10 das mais lucrativas. Em quinto lugar, com 3.2 milhões de euros, está Liu Wen, a primeira modelo chinesa de renome, a cara da Calvin Klein, Hugo Boss e Estée Lauder. Joan Smalls, uma das modelos do momento, é outra das estreias na lista com 2.6 milhões de euros ganhos, graças a contractos com marcas como Givenchy, Fendi ou H&M.
Nesta lista de dez nomes, oito fazem parte da exclusíssima constelação da Victoria’s Secret. A marca de lingerie americana mostra mais uma vez como a projecção dos seus desfiles pode fazer a diferença para as modelos construírem uma marca própria.
A Forbes prevê ainda que Karlie Kloss e Kate Upton entrem para o top em 2014. Já Alessandra Ambrosio e Doutzen Kroes, nomes habituais nesta lista de ouro, ficaram de fora este ano. Mas, pelos cálculos da conceituada revista, têm fortes possibilidades de regressarem ao top no próximo ano.