Caroline Daily

Os sapatos mais famosos do mundo fazem um tour por Lisboa

Caroline Back de Surany adora sapatos. Correcção, adora sapatos Louboutin. Tanto que os transformou nos protagonistas dos vídeos que vai gravando em diferentes cidades que visita. A autora do blogue Caroline Daily esteve em Março em Lisboa com um par de stilletos com lantejoulas e sola vermelha.

Caroline Back de Surany começou a sua carreira como jornalista de beleza, trabalhando em revistas como a Cosmopolitan e a Glamour francesas, mas não se sentia satisfeita. “O que eu queria mesmo era escrever sobre moda, mas os meus editores nunca me deram uma oportunidade. Achavam que eu não era capaz”, contou a parisiense de 34 anos ao Life&Style. Daí surgiu a ideia de criar seu próprio blogue, Caroline Daily, um espaço onde a jornalista partilha o seu gosto por moda, beleza e arte.

Mas outra das suas grandes paixões é viajar. E quem são os seus companheiros de viagem preferidos? Um par de sapatos Louboutin. Foi assim que se desenvolveu a sua parceria com a marca de luxo francesa. “Comecei a tirar fotografias aos meus Louboutins em várias cidades que visitava. Adorava o impacto que a sola vermelha dava à fotografia”, explicou. “Um dia fui contactada pela relações públicas da Louboutin que tinha gostado do meu trabalho. Como queria que eu continuasse este projecto, ofereceu-me acesso às novas colecções.”

A partir daí Caroline começou também a criar vídeos que mostram os sapatos em várias situações. O primeiro conceito passou por filmar modelos a andarem de skate com  os célebres sapatos de sola vermelha em hotéis luxuosos, palácios e até nas famosas Galeries Lafayette (já a convite deles). Depois decidiu mudar o enredo. “O skate já não estava na moda e eu queria fazer uma coisa diferente. Então comecei a criar vídeos em que os sapatos ganham vida própria, como se estivessem a andar sozinhos pela cidade.”

Num dos seus últimos vídeos, um par de stilettos coberto de lantejoulas descobre alguns dos bairros mais tradicionais de Lisboa. Caroline esteve na capital portuguesa em Março e, sempre com o par Louboutin na mala, foi fotografando a cidade usando-o como protagonista. Muitas horas de trabalho depois, recorrendo à técnica do Stop Motion, oferece-nos uma visita guiada da cidade. No vídeo, podemos ver os Louboutins caminharem pela calçada portuguesa, trocarem de eléctrico, passarem por pastelarias e passearem-se pelas nossas bonitas ruas.

Ainda que Caroline não consulte Christian Louboutin sobre as suas escolhas de viagens e vídeos, certo é que o criador de sapatos mais famoso do mundo aprovaria a capital portuguesa. A convite da Vogue britânica, o designer francês destacou os seus15 hotéis preferidos, lista onde estava incluído o hotel Palácio Belmonte, em Lisboa, pela vista que proporciona sobre a cidade. Curiosamente, a mesma vista sobre as Portas do Mar, o Miradouro de Santa Luzia e Alfama que o par de stilletos com lantejoulas de Caroline andou a conhecer.