TEDxKids em Lisboa

Dar a palavra às crianças

O programa de conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) realiza pela primeira vez em Portugal uma edição para os mais novos. “As crianças tomam a palavra” na segunda-feira, dia 25 de Fevereiro, no Museu da Electricidade, em Lisboa, das 9h às 17h.

O TEDxKids@Central Tejo pretende ser “mais do que um evento de conferências”, diz Marta Gonzaga, da organização. Por isso a própria assistência foi envolvida nos trabalhos, respondendo ao desafio prévio de transformar uma mala La Ga Bag, do designer Jorge Moita, e garantir assim a sua presença no encontro.

Videojogos, artes, astronomia, escrita, YouTube, humor são alguns dos temas que ocuparão a manhã. Também se tentará responder às questões: como será a escola no futuro? Há monstros debaixo da cama? É preciso marcar na agenda o tempo para brincar? 

À tarde, as crianças e jovens poderão participar em três oficinas: Street art – online kids tour (por André Gonzaga), Iniciação à robótica (por André Almeida e Guilherme Martins) e Cria jogos, histórias e animações com o Scratch (por João Namorado). Os participantes vão ainda visitar a mostra Riso: Uma Exposição a Sério, das Produções Fictícias em parceria com o Museu da Electricidade.

Para Marta Gonzaga, o TEDxKids “é um processo de uma nova cultura, em que as crianças se fazem ouvir e os adultos ouvem-nas mesmo”. O Life&Style ouviu quatro, mas não propriamente crianças: Tiago Moura, 13 anos; Hugo Fontainhas, 13; Henrique Gil, 15; e Diogo Fontainhas: 17. Em comum, o apoio incondicional das famílias e a atitude de que é preciso acreditar, fazer, mudar. 

Henrique Gil, actor

Tem 15 anos, representa desde os cinco e integra o grupo de teatro infantil AnimArte (que tem em cena a partir de 22 de Fevereiro e até 16 de Março a peça Filhos do Coração, o Espectáculo, no Tivoli, em Lisboa).

Tiago Moura, escritor

Com 13 anos, já escreveu dois livros, Crime no Hotel e Os Três Casos (Chiado Editora). Além de escritor, gostava de ser músico e realizador. Frequenta a Escola de Música do Conservatório Nacional (toca guitarra) e aos sete anos fez uma curta-metragem. Disse ao Life&Style que no seu próximo livro as personagens vão todas “cair num buraco”. Gosta muito de contar histórias.

Na conferência, falará do seu “curto percurso literário” e da concretização de sonhos. “Quando queremos verdadeiramente algo, não ficamos de braços cruzados, trabalhamos para isso e acaba por acontecer. Devemos fazer o que gostamos e nunca desistir.” Mudava hoje, no mundo, a pobreza, o terrorismo, a crise. Sente que “a qualidade de muitas coisas está a diminuir, as pessoas estão um pouco em baixo”. Daqui a dez anos, vê-se como escritor, músico e realizador. “É arriscado. Mas pretendo dedicar-me inteiramente às três [actividades].” 

Conheça o seu blogue aqui.

Hugo e Diogo Fontainhas, criadores do UltraBug no YouTube

Com 13 e 17 anos, Hugo e Diogo Fontainhas são criadores de um canal no YouTube dentro da comunidade portuguesa de videojogos, os UltraBug. Recentemente tornaram-se parceiros da Machinima.